EsqdQE-1 da Marinha incorporou primeiro ARP NAURU 500C. O Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil (SALVAMAR), coordenado pela Marinha do Brasil (MB), recebeu reforço para as operações de resgate no litoral brasileiro e águas interiores, em um importante passo para o Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR). Trata-se da nova aeronave remotamente pilotada (ARP) NAURU 500C ISR (designada pela MB como “RQ-2”), que será operada pelo 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1).
O RQ-2 foi recebido no dia 10/10, na sede do Comando da Força Aeronaval (ComForAer), em São Pedro da Aldeia (RJ), durante uma cerimônia que celebrou o acordo entre o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz) da MB e as empresas Shell Brasil Petróleo Ltda., CLS Brasil e Xmobots.
Na ocasião, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, ressaltou que o novo meio demonstra o “elevado potencial da Base Industrial de Defesa do Brasil, altamente capacitada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras em atendimento às necessidades da Marinha do Brasil e demais Forças Armadas”.
De acordo com Leonardo Marques da Cruz, Diretor da Unidade de Negócios da CLS Brasil, empresa que desenvolveu a tecnologia de software e hardware que opera o drone, o diferencial do ARP está na ampliação do campo visual de busca. “A aeronave é capaz de se distanciar até 60 quilômetros de seu ponto de controle, operando pousos e decolagens verticais a partir de conveses de navios ou em terra, com autonomia para realizar sobrevoos por quatro horas”.
Equipado com câmeras de alta resolução e datalink para transmissão de imagens em tempo real, o RQ-2 estará a disposição para auxiliar nas buscas a náufragos e pessoas em situação de perigo no mar. “Será um meio de apoio, operado pela Força Aeronaval, que nos trará maior agilidade nas operações de busca e salvamento realizadas pelo SALVAMAR. Essa inovação demonstra o empenho da Marinha do Brasil em agregar novas ferramentas que contribuam para a salvaguarda da vida humana no mar”, afirmou o Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho.
O representante da Shell Brasil, Cláudio Guanaes, reiterou que “o resultado é parte integrante de um projeto de pesquisa e desenvolvimento que nasceu pensando em dar mais celeridade, qualidade e eficiência SPAD-SAR. A parceria envolvendo um time de gente comprometida, resiliente e com mentes brilhantes possibilitou a superação de desafios tecnológicos e permitiu a entrega de um sistema útil e inovador”.
De acordo com Giovani Amianti, Presidente da Xmobots, empresa que projetou a aeronave, “o grande diferencial advém da tecnologia 100% nacional de hardware, software e design, além de ser uma ARP certificada pela ANAC de decolagem e pouso verticais, que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento, e possui capacidade de realizar operações de inteligência, vigilância e reconhecimento”.
O NAURU 500C
Desenvolvida para operações BVLOS (Beyond Visual Line-Of-Sight ou além d alcance visual do operador), o NAURU 500C pode atingir altitudes de até 7.000 pés (cerca de 1.300 metros), tem uma autonomia de até 4 horas e alcance de até 60 km de distância. Com um comprimento de 1,94 metros, envergadura de 3,6 m e peso máximo de decolagem de 25 quilos, o RQ-2 pode operar em condições meteorológicas adversas, como ventos de até 60 km/h. A ARP é equipada com câmeras estabilizadas eletro-ópticas e infravermelho termal, com conectividade garantida por sistema de comunicação, que permite controle e transmissão de dados em tempo real.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
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