EsqdQE-1 da Marinha do Brasil realiza primeiro voo noturno. O 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) realizou o primeiro voo noturno com uma aeronave não tripulada na Marinha do Brasil. A operação ocorreu na noite de 19 de setembro na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Estado do Rio de Janeiro.
Em seu lançamento, o drone RQ-1 “ScanEagle” foi configurado com uma câmera MWIR 3.5, que permite a obtenção de imagens noturnas em infravermelho. O fato constitui importante avanço operativo para o Esquadrão, uma vez que a aeronave poderá ser utilizada independentemente das condições de luminosidade através de sua capacidade de operação noturna.
O EsqdQE-1 foi oficialmente ativado em 05 de julho de 2022 em uma cerimônia realizada na Base Aérea Naval de São Pedro da aldeia (RJ). O Esquadrão conta com uma frota de seis aeronaves RQ-1 ScanEagle, que são lançadas e capturadas com equipamentos próprios para operações terrestres e embarcada.
Subordinado ao Comando da Força Aeronaval (ComForAer), o EsqdQE-1 tem como principal objetivo contribuir para o emprego do Poder Naval por meio da utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). Entre suas atividades estão o controle do tráfego naval, inspeção naval, prevenção de ilícitos, pirataria, terrorismo, monitoramento de desastres e operação de socorro e salvaguarda da vida humana no mar
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO