EsqdHU-41 realiza inspeção de 100 horas no 4º BAVEx. Em 14 de março, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, transladou um dos seus helicópteros UH-15A Super Cougar, da Base Aérea de Boa Vista (RR), para o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4° BavEx), localizado em Manaus (AM).
O motivo do deslocamento da aeronave, matrícula N-7105, foi iniciar a inspeção programada de 100 horas. Foi a primeira vez que o EsqdHU-41 enviou uma das suas aeronaves UH-15 (Airbus H225M) para o Batalhão do Exército em Manaus, fomentando a interoperabilidade entre as Forças Armadas.
Ressalta-se que, apesar da execução da referida inspeção, com duração de sete dias, a aeronave obteve sua plena capacidade e retornou para participação e contribuição nas missões da Operação Yanomami, em Boa Vista.
Recentemente noticiamos que este mesmo helicóptero (N-7105), bateu um recorde operacional durante uma missão na Operação Yanomami. A aeronave voou cerca de 330 km (177 milhas náuticas) transportando um grupo gerador de 1.050 kg no guincho externo sobre a floresta amazônica (mais detalhes aqui).
Subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, o EsqdHU-41 “Esquadrão Hipogrifo” é sediado na Base Aérea de Belém, no estado do Pará. A Unidade realiza diversas missões, entre elas o transporte de cargas e tropas, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeção dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, proporcionando importante apoio à Capitania dos Portos, aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval Norte e ao 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.
Fonte: MB
@FFO