EsqdHU-2 realiza evacuação aeromédica em alto-mar. Em 04 de abril, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) da Marinha do Brasil, realizou evacuação aeromédica em alto-mar, a cerca de 135 milhas náuticas (270 km) da costa de Vitória (ES). A vítima, um tripulante de nacionalidade Ucraniana, apresentava fortes dores abdominais e febre, com suspeita de apendicite.
O helicóptero UH-15 (N-7102) do EsqdHU-2, com nove tripulantes a bordo, realizou a missão de resgate da vítima, que estava a bordo do Navio Mercante Cresty, de bandeira do Chipre, que saiu da Argentina em direção à Nigéria, na África. Quando emitiu o pedido de socorro, a embarcação navegava a mais de 800 milhas náuticas (1.600 km) da costa brasileira.
Para ficar no raio de ação do helicóptero do EsqHU-2 e possibilitar o resgate, a embarcação alterou a sua rota e navegou em direção ao Brasil. Em um voo que durou aproximadamente três horas (ida-e-volta), o paciente foi içado do Cresty para o UH-15 e transportado para o Aeroporto de Vitória (ES), de onde foi foi levado ao Hospital Santa Rita para receber os devidos cuidados hospitalares.
O sucesso e complexidade da Operação de Busca e Salvamento no Mar (SAR), executada pelos militares de São Pedro da Aldeia e com o apoio do Salvamar Leste (COM2DN), do Salvamar Sueste (COM1DN) e da Capitania dos Porto do Espírito Santo (CPES), demonstra o esforço da Marinha do Brasil em garantir a salvaguarda da vida humana no mar e de cuidar da nossa gente.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO