Especificações do drone iraniano Shahed-136. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) recentemente tornou públicas as especificações de desempenho do seu drone (UAV) de ataque Shahed-136. As inéditas informações foram apresentadas em 13 de maio, durante uma exposição na cidade de Qom.
No estande, foi exposto um Shahed-136 com um banner divulgando suas características. De acordo com o portal de defesa Janes, o UAV tem um alcance de 2.500 km, portanto, igual ao que os rebeldes Houthi do Iêmen atribuíram ao Shahed-136 produzido localmente em 2021, o qual eles chamam de Waeid.
Além dessas informações, o banner informa que o Shahed-136 tem uma envergadura de 2,5 metros e o comprimento de 3,5 metros. Outros detalhes drone de ataque são seu peso de 200 kg, já equipado com uma ogiva de 50 kg. Entretanto esses pesos não deixam claro que o UAV está equipado com o foguete auxiliar, que é alijado após a decolagem do trilho. O motor foi identificado como MD550 de quatro cilindros, o que lhe confere uma velocidade de 185 km/h.
O MD550 é uma cópia do Limbach L550 que foi apresentado como um produto da empresa iraniana Mado, mas que também é fabricado na China. Quando a Mado foi incluída na lista de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA, em outubro de 2021, ela alegou que não produzia os motores de UAV, apenas comprava do exterior. No entanto, os motores recuperados dos Shahed-136 na Ucrânia tinham marcas Mado em algumas de suas peças, de acordo com a Conflict Armament Research.
Fonte: Janes Defense
@FFO