Espanha vai modernizar os helicópteros Tiger HAD. Após uma reunião do Conselho de Ministros no dia 21 de dezembro, foi aprovado um acordo que autoriza ao Ministério da Defesa proceder à modernização dos helicóptero Eurocopter EC665 Tiger do Ejercito de Tierra para a versão MK III, conforme o disposto no artigo 47 da Lei Geral do Orçamento. O Tiger MkIII é um projeto trilateral da França, Alemanha e Espanha para modernizar suas respectivas frotas EC655 Tiger, com o objetivo de estender sua vida útil de 20 a 40 anos.
Porém a modernização deve seguir sem a Alemanha, que além de adiar a sua decisão de adesão até ao final de 2022, está abertamente de olho em trocar seus Eurocopter EC665 Tiger UHT (Unterstützungshubschrauber Tiger em alemão ou “Support Helicopter Tiger), por helicópteros de araque Boeing AH-64 Apache Guardian. Portanto, o projeto Tiger MkIII, deve seguir apenas com uma ação bilateral entre a França e a Espanha, que já aprovaram a modernização.
O projeto Tiger MkIII consiste no desenvolvimento, produção e apoio à entrada em serviço desta versão para as frotas, de 18 Tiger HAD (Helicoptero de Apoyo y Destrucción) do Ejército de Tierra (EdT) e 67 Tiger HAD (Hélicoptère d’Appui Destruction) da Aviation légère de l’Armée de terre (ALAT). O projeto compreende a renovação dos sistemas e subsistemas, novos aviônicos e armamentos. O acordo inicial prevê a modernização de 85 Tiger na fábrica da Airbus Helicopters em Albacete.
@CAS