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Espanha se unirá ao programa FMTC para desenvolver um novo avião de transporte europeu

16 de março de 2023
Espanha se unirá ao programa FMTC para desenvolver um novo avião de transporte europeu (Foto ilustrativa: Airbus).
Espanha se unirá ao programa FMTC para desenvolver um novo avião de transporte europeu (Foto ilustrativa: Airbus).

Espanha se unirá ao programa FMTC para desenvolver um novo avião de transporte europeu. A Espanha pretende aderir ainda neste ano ao programa europeu para o desenvolvimento de uma nova aeronave de transporte tático de médio-porte liderado pela França, e que já fazem parte a Alemanha e a Suécia. O Future Mid-Size Tactical Cargo (FMTC) é um dos projetos selecionados no ano passado pela Cooperação Estruturada Permanente (Pesco) da União Europeia.

A Espanha já consta entre os países que integram o programa FMTC no site oficial da União Européia, que inclui todos os projetos Pesco em andamento. Por sua vez, a edição 919 da Revista de Aeronáutica e Astronáutica da Força Aérea Espanhola, na página 23, antecipa: “Está prevista a assinatura dos requisitos de alto nível do programa FMTC, juntamente com a França, Alemanha e Suécia para a renovação das capacidades de transporte aéreo tático em o longo prazo”.

De acordo com autoridades da União Europeia, o objetivo do projeto é aumentar as capacidades de mobilidade aérea das forças armadas dos Estados membros, e acrescenta: “Ele busca complementar as missões do A400M, mesmo em pistas estreitas e curtas, não preparadas para enfrentar de forma coletiva e eficiente os próximos desafios de transporte em operações militares ou situações de resposta a crises”.

O acordo entre França, Alemanha e Suécia, apoiado pela Agência Europeia de Defesa (EDA), define 2040 como prazo para a nova aeronave complementar aos atuais A400M. A assinatura deste acordo marca um importante passo inicial para o projeto FMTC convergir para especificações comuns mais delineadas. Estudos de viabilidade industrial subsequentes podem levar ao início do desenvolvimento da nova aeronave por volta de 2026 e 2027.

O programa pretende substituir uma série de modelos em serviço como o CN235, C295, C130 e C-27J, alguns dos quais em operação há mais de 40 anos, por um avião de médio porte europeu, que fornecerá capacidade adicional de transporte para os aliados.

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