Espanha se unirá ao programa FMTC para desenvolver um novo avião de transporte europeu. A Espanha pretende aderir ainda neste ano ao programa europeu para o desenvolvimento de uma nova aeronave de transporte tático de médio-porte liderado pela França, e que já fazem parte a Alemanha e a Suécia. O Future Mid-Size Tactical Cargo (FMTC) é um dos projetos selecionados no ano passado pela Cooperação Estruturada Permanente (Pesco) da União Europeia.
A Espanha já consta entre os países que integram o programa FMTC no site oficial da União Européia, que inclui todos os projetos Pesco em andamento. Por sua vez, a edição 919 da Revista de Aeronáutica e Astronáutica da Força Aérea Espanhola, na página 23, antecipa: “Está prevista a assinatura dos requisitos de alto nível do programa FMTC, juntamente com a França, Alemanha e Suécia para a renovação das capacidades de transporte aéreo tático em o longo prazo”.
De acordo com autoridades da União Europeia, o objetivo do projeto é aumentar as capacidades de mobilidade aérea das forças armadas dos Estados membros, e acrescenta: “Ele busca complementar as missões do A400M, mesmo em pistas estreitas e curtas, não preparadas para enfrentar de forma coletiva e eficiente os próximos desafios de transporte em operações militares ou situações de resposta a crises”.
O acordo entre França, Alemanha e Suécia, apoiado pela Agência Europeia de Defesa (EDA), define 2040 como prazo para a nova aeronave complementar aos atuais A400M. A assinatura deste acordo marca um importante passo inicial para o projeto FMTC convergir para especificações comuns mais delineadas. Estudos de viabilidade industrial subsequentes podem levar ao início do desenvolvimento da nova aeronave por volta de 2026 e 2027.
O programa pretende substituir uma série de modelos em serviço como o CN235, C295, C130 e C-27J, alguns dos quais em operação há mais de 40 anos, por um avião de médio porte europeu, que fornecerá capacidade adicional de transporte para os aliados.
@FFO