Espanha recebeu seus últimos Pilatus PC-21. O Ejército del Aire de Espanha (EdA) recebeu os dois últimos dos 24 monomotores Pilatus PC-21 encomendados do fabricante suíço em meados de 2019. Os E.27 (designação militar espanhola), chegaram nessa semana na Academia General del Aire (AGA), sediada na Base Aérea de San Javier (MJV/LELC), sudeste do país.
A dupla realizou o voo de translado da Suíça para a Espanha, ostentando a pintura completa padrão da AGA, porém com matrículas civis provisórias da fábrica, sendo o HB-HWW para o E.27-23/10261 e HB-HWX para o E.27/24/10262.
Assim que o elemento de PC-21 entrou no espaço aéreo na região de San Javier, ele foi interceptado por um terceiro E.27 do EdA, que os escoltou até a final para pouso da pista 05R de LELC. A bordo das aeronaves estavam o diretor do programa ITS da Direção Geral de Armamento e Material e o engenheiro-chefe e diretor de projetos da empresa Pilatus Aircraft.
Após o pouso, os aviões foram recebidos em uma cerimônia na AGA, com a presença do chefe do Grupo de Fuerzas Aéreas, representantes da División de Planes del Estado Mayor y de Ingeniería del Mando de Apoyo Logístico, bem como membros do recém-ativado Escuadrón 792 “Arpón”.
Em 26 de novembro de 2019, a Espanha confirmou a adquisição de 24 aeronaves de treinamento turboélice Pilatus PC-21 por US$ 204 milhões para substituir seus treinadores Casa C101EB Aviojet no treinamento básico, bem como os Enaer T-35C Pillán no treinamento de voo elementar.
Além dos espanhóis, outras Forças Aéreas selecionaram o PC-21 como aeronave básica de treinamento, como Cingapura, Suíça, Arábia Saudita, Jordânia, Catar, Emirados Árabes Unidos, França e Austrália.
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