Espanha quer o jato turco TAI Hürjet como novo treinador do EdAE. Informações vindas da Espanha dão conta que após a visita a Madri do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para a VIII Cimeira Intergovernamental entre os dois países, o presidente do Governo, Pedro Sánchez, teria decidido que o futuro avião de treinamento avançado do Ejército del Aire y del Espacio (EdAE), para substituir o Northrop/CASA SF-5M da Ala 23, baseada em Talavera la Real, será TAI Hürjet.
A aeronave está em fase inicial de desenvolvimento e, um ano e meio após seu primeiro voo, existe apenas um protótipo, com encomendas de apenas 16 exemplares — 4 protótipos Bloco 0 e 12 séries do Bloco 1, para a Turkish Air Force (TuAF) ou Força Aérea Turca. A Espanha seria, até este momento, a primeira possível exportação.
Nessa Cimeira, realizada em meados de junho deste ano, participaram nove ministros do Governo de Espanha, mas não a Ministra da Defesa, Margarita Robles, apesar de Erdogan e Sánchez discutirem “a intensa colaboração que ambos os países mantêm em questões de segurança e defesa, dentro e fora da OTAN.”
A Espanha mantém há anos uma bateria de mísseis antiaéreos Patriot na Turquia, sob a bandeira da OTAN, e é um dos principais apoiantes da Turquia na sua abordagem à União Europeia. Entre os acordos assinados na Cimeira, não há registro de nenhum referente à área de Defesa.
Porém, a substituição do SF-5M — que hoje é a aeronave usada para formar os futuros pilotos de caça da Espanha, tem outros concorrentes e o EdAE não se manifestou sobre o possível acordo entre governos. A Airbus assinou um acordo com a italiana Leonardo, a fim de propor o M-346 ao EdAE. Este seria montado em Espanha e haveria uma ampla participação da indústria espanhola na nova versão Mk.20. Além deste, o Boeing/Saab T-7 Red Hawk, e o sul-coreano KAI TA-50 como opções. Ao que parece eles não teriam o apoio do Ministério da Defesa devido à sua produção não ser na Europa.
Uma opção que tem o apoio do EdAE seria o Airbus Future Jet Trainer (AFJT), chamado Projeto Aquila, visa desenvolver um treinador a jato avançado supersônico em tandem, para suprir os mercados espanhol, francês e alemão. O AdAE poderia comprar até 55 unidades; o Armée de l’Air et de l’Espace (AAE), outros 70; e a Luftwaffe, um número não definido para substituir os SF-5M e os Dassault/Dornier Alfa-jets franceses e alemães.
@CAS