• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Espanha pode cancelar pedidos restantes de Airbus A400M

13 de março de 2023
Espanha pode cancelar pedidos restantes dos Airbus A400M (Foto: EdAE).
Espanha pode cancelar pedidos restantes de Airbus A400M (Foto: EdAE).

Espanha pode cancelar pedidos restantes de Airbus A400M. Crescem rumores de que o governo espanhol poderá cancelar as encomendas restantes de aeronaves Airbus A400M Atlas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13/03) pela Reuters, citando fontes da área de defesa.

Originalmente o governo encomendou 27 unidades do A400M para equipar a frota de transporte pesado da Força Aérea e Espacial Espanhola, ou Ejército del Aire y del Espacio (EdAE). Cabe ressaltar que a produção mundial dos A400M Atlas é realizada na unidade da Airbus Defense localizada em Sevilha, no sul da Espanha.

Do total de 27 aeronaves encomendadas, até agora a Airbus entregue para a Espanha 14 unidades. De acordo com a Reuters, após vários meses de incerteza, fontes de defesa da Europa disseram que Madri está inclinada a cancelar as 13 aeronaves restantes, sob alegação que o Ejército del Aire indicou que não necessita dos aviões extras. O governo espanhol e a Airbus se recusaram a comentar a informação com a reportagem da Reuters.

Projetado para aumentar a capacidade estratégica das sete nações europeias que compõem a OTAN, anteriormente dependente de aeronaves americanas, o projeto A400M foi afetado por uma série de estouros orçamentários e atrasos de desenvolvimento. Esse foi considerado um dos maiores projetos no setor de defesa da Europa.

Novas dúvidas surgiram hoje (13/03), quando o Presidente-Executivo da Airbus, Guillaume Faury, compareceu às comemorações do centenário da Construcciones Aeronauticas (CASA), uma das empresas europeias que deu origem à Airbus, em Getafe, nos arredores de Madri. O primeiro-ministro Pedro Sanchez, a ministra da Defesa Margarita Robles e o rei Felipe também participaram do evento. De acordo com a agenda oficial do primeiro-ministro, ele deveria ter uma reunião com o Presidente da Airbus após o evento. Segundo a Reuters, nenhum dos lados comentou o assunto da agenda.

“A Espanha e a Airbus estariam discutindo um plano para amenizar qualquer impacto de um eventual cancelamento parcial do pedido original de A400M”, disse a fonte ouvida pela agência de notícias.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login