Espanha planeja operar o EF-18 Hornet por mais uma década. Os caças EF-18M/BM Hornets da Força Aérea e Espacial Espanhola, ou Ejército del Aire y del Espacio (EdAE) continuarão operando até pelo menos 2035. Para isso, o Ministério da Defesa espanhol (MD) trabalha em três contratos para garantir o suporte de componentes e materiais para a frota Hornet do EdAE.
Recentemente, o MD da Espanha e a Marinha dos Estados Unidos assinaram um contrato de aproximadamente € 40 milhões, envolvendo a aquisição de 20 motores General Electric F404 de segunda mão, além de componentes necessários para sustentar a frota EF-18 pelos próximos 10 anos.
O negócio foi realizado através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS) mantido pelo governo americano. Os motores estavam armazenados no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG) da Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona. Todos os motores foram selecionados pela US Navy e inspecionados por técnicos da EdAE. Os primeiros oito motores já foram recebidos na Espanha.
Atualmente o Ejército del Aire y del Espacio possui cerca de 62 EF-18 Hornets, distribuídos em duas Alas, a número 12 sediada na Base Aérea de Torréjon e 15 na Base Aérea de Zaragoza.
@FFO