Espanha perto de assinar a compra de 25 caças Eurofighter Typhoon Tranche 4+. A Espanha e a empresa Eurofighter GmbH concluíram as negociações envolvendo um lote de 25 novos caças Typhoon Tranche 4+ para o Ejército del Aire y Espacio (EdAE). O anunciou ocorreu durante a International Fighter Conference 2024 (IFC 2024), realizada recentemente em Berlim, na Alemanha.
De acordo com Stephan Miegel, Diretor do Programa Eurofighter, o anúncio de 05 de novembro indicou que o contrato está sendo finalizado para que seja assinado em breve. Assim, avança o processo iniciado no ano passado, quando Espanha anunciou a intenção de adquirir o lote II de C.16 Halcon (designação militar da EdAE para o Tyhpoon).
“A Espanha está prestes a encomendar mais 25 Eurofighter. Terminamos as negociações do contrato sob esse acordo”, disse Miegel. A negociação é um esforço do NATO Eurofighter 2000 and Tornado Management Agency (NETMA), consórcio multinacional que gerencia o programa do caça, para promover as vendas internacionais do jato de combate multifuncional.
Atualmente o EdAE conta 68 caças Eurofighter C.16 (17 Tranche 1; 32 Tranche 2; e 19 Tranche 3) e aguarda o recebimento de 20 jatos Tranche 4 adquiridos sob o programa Halcon I, previstos para serem recebidos partir de 2026.
Agora, os novos 25 Tranche 4+ do programa Halcon II substituirão parcialmente os 91 caças EF-18A/B Hornet do EdAE. Somado a isso, a NETMA aguarda a possível abertura das negociações para o futuro Halcon III Tranche 5. Porém, a Espanha ainda não se decidiu se seguirá com o Halcon III ou vai negociar o caça de quinta geração americano Lockheed Martin F-35 Lightning II.
@FFO