Espanha modernizará pela última vez seus antigos F-5BM. O Conselho de Ministros da Espanha publicou recentemente sua decisão de autorizar a modernização dos jatos de treinamento avançado Northrop/CASA SF-5BM (SF-5M) do Ejército del Aire y Espacio de España, ou Força Aérea e Espacial Espanhola (EdAE). A aprovação foi publicada em 29 de maio, no site oficial do governo espanhol.
Com a aprovação, os 19 caças biplaces SF-5BM (designação local AE.9) da 23ª Ala sediada na Base Aérea de Talavera Real, receberão novos aviônicos. O valor estimado para a modernização dos jatos é de aproximadamente € 40 milhões.
A modernização projetada consistirá basicamente na substituição por versões mais modernas dos elementos alterados ou adicionados na última atualização ocorrida nos anos 2000. Entre os sistemas envolvidos estão o conjunto de navegação, comunicações, rádio altímetro, computador de missão (com instalação de telas multifuncionais), display HUD, controles HOTAS, sistema de gravação de vídeo, radar virtual e assentos ejetáveis Martin Baker MkE16J tipo 0/0.
Com sua substituição prevista para ocorrer apenas na década de 2030, foi identificada a necessidade de uma nova atualização nos sistemas dessas aeronaves, para que elas possam continuar exercendo sua função de treinadores para novos pilotos de combate do Ejército del Aire y Espacio.
O acordo aprovado pelo Conselho de Ministros inclui desde as fases iniciais de engenharia, aquisição de materiais, prototipagem, passando pelos testes estáticos, em voo, montagens, manutenção até a certificação aeronáutica.
De um lote original de 70 aeronaves F-5A/B montadas na Espanha pela CASA, sob licença da Northrop, atualmente apenas 19 biplaces SF-5BM permanecem em serviço, sob a designação AE.9 (mais detalhes aqui).
Fonte: La Moncloa
@FFO