O Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola) contratou a Airbus Defense para modernizar o computador de missão (TPAC) dos seus caças EF-18M/BM Hornet.
Com custo aproximado de 3,9 milhões de Euros, o projeto envolve a atualização do TPAC, incorporado em 2005 quando a frota passou pelo MLU – Programa de Modernização de Meia-Vida. Fabricado pela General Dynamics UK, o atual sistema já apresenta dificuldades para obtenção de componentes e peças para manutenção.
A Airbus desenvolveu um projeto com uma série de alterações no atual computador de missões, renomeando “eTPAC”. O novo conjunto mantém a base e alguns módulos originais, enquanto uma grande parte recebeu componentes de geração atualizada.
A Dirección de Adquisiciones del Mando de Apoyo Logístico del Ejército (Malog), prevê que a conversão para o novo eTPAC ocorrerá sem afetar a disponibilidade da frota. A atualização é fundamental para manter a frota operando até o final de sua vida operacional, prevista para ocorrer em 2030. O Ejército del Aire atualmente conta com aproximadamente 64 EF-18M/BM que compõem cinco esquadrões baseados em Madri e Zaragoza.
@FFO