Espanha investe € 1,4 bilhão no programa TAI Hürjet. Em 27 de junho de 2025, a Ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, informou a Comissão de Defesa do Senado sobre o novo programa de aeronaves de treinamento avançado. O novo treinador substituirá o Northrop SF-5M, atualmente operado pela Ala 23 em Badajoz/Talavera la Real.
Em dezembro de 2024, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU — Memorandum of Understanding) para o codesenvolvimento do TAI Hürjet entre o Secretário de Defesa espanhol e o embaixador turco na Espanha. Em 14 de maio de 2025, durante a Exposição Internacional de Defesa e Segurança da Espanha (FEINDEF), foi formalizado um plano industrial entre a Airbus, a Turkish Aerospace Industries (TAI) e quinze empresas espanholas participantes do programa.
Conforme explicado pelo ministro, o programa envolverá um investimento de € 1,4 bilhão, permitindo “o desenvolvimento e a aquisição de capacidades de treinamento para pilotos espanhóis, incluindo um segmento aéreo de 28 a 30 aeronaves para instrução de pilotos e treinamento operacional de voo”. A indústria espanhola também implementará um Sistema de Treinamento em Terra (GBTS – Ground-Based Training System) abrangente.
Embora os memorandos de entendimento confirmem a intenção e a cooperação industrial, um contrato de venda vinculativo ainda não foi assinado. A aprovação final da aquisição e a formalização do contrato são esperadas para os próximos meses de 2025.
As primeiras seis aeronaves estão programadas para entrega em 2028, seguidas por unidades adicionais até 2029, totalizando dezoito. O GBTS será introduzido paralelamente às entregas das aeronaves, e os primeiros jatos chegarão “já adaptados à espanhola”, incorporando as modificações acordadas. As entregas finais das aeronaves estão previstas para 2030–2031.
Relatórios não confirmados sugerem que a Turquia pode adquirir seis aeronaves de transporte Airbus A400M da Espanha como parte de uma colaboração de defesa mais ampla.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS