Espanha (EdAE) implanta dois MQ-9 em Lanzarote. O Ejército del Aire y del Espacio (EdAE) informou que enviou dois drones General Atomics MQ-9 Predator-B, bem como uma estação de controle da Base Aérea de Talavera la Real, em Badajoz, para o Aeródromo Militar de Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Designados no EdAE como NR.5 Predator-B, os UAV pertencem a Esquadrão 223 da Ala 23.
Desta forma, o primeiro dos três carregamentos de material previstos para o desdobramento destes drones aterrou na base avançada de desdobramento do aeródromo de Lanzarote, com a colaboração do pessoal do Segundo Esquadrão de Apoio ao Desdobramento Aéreo (SEADA). Os integrantes da SEADA conseguiram paletizar o sistema MQ-9 Predator B, para transporte a bordo da aeronave A400 T.23-11/31-31 da Ala 31. O Esquadrão 223 possui hoje três MQ-9 Predato B (223-02, 223-03 e 223-04).
O ‘Predator B’ é uma aeronave de reconhecimento estratégico remotamente pilotada, com autonomia superior a 27 horas, e que pode operar a mais de 15.000 metros. Com uma carga útil composta por radar e câmeras infravermelhas, sua missão será obter dados de inteligência do norte da África a partir do aeródromo localizado no município de San Bartolomé, no centro da ilha.
Na sua época, a Base Aérea de Talavera la Real foi designada como a principal base de operações do ‘Predator B’, operado por membros do Esquadrão 233. A ‘tripulação’ do drone é composta por um piloto e vários assistentes, formados numa fase em Espanha e outra nos Estados Unidos.
@CAS