• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Espanha e Alemanha vão desenvolver um sistema antimísseis hipersônicos

21 de setembro de 2022

Legenda: Um MiG-31K equipado com o Kh-47M2 Kinzhal. Foto: Kremilin RU

Espanha e Alemanha vão desenvolver um sistema antimísseis hipersônicos. Na imagem um MiG-31K russo com um míssil hipersônico Kinzhal (Foto: MD Russo).
Espanha e Alemanha vão desenvolver um sistema antimísseis hipersônicos. Na imagem um MiG-31K russo com um míssil hipersônico Kinzhal (Foto: MD Russo).

Espanha e Alemanha vão desenvolver um sistema antimísseis hipersônicos. Fabricantes de mísseis espanhóis e alemães estão liderando um esforço para desenvolver um novo interceptor de mísseis hipersônicos como parte de um projeto patrocinado pelo Fundo Europeu de Defesa (European Defence Fund  — EDF). Em julho, a União Europeia anunciou os vencedores do seu primeiro lote de projetos financiados pelo EDF, que incluiu 61 projetos de pesquisa e desenvolvimento que dividirão €1,2 bilhão. Entre os prêmios mais altos está o programa European Hypersonic Defense Interceptor (EU HYDEF), que abrangerá a fase de conceito para desenvolver um interceptor endoatmosférico, de acordo com documentos do Fundo Europeu de Defesa. 

O programa terá a duração de 36 meses e deverá custar quase €110 milhões. A empresa espanhola Sener Aerospacial Sociedad Anónima coordena o programa EU HYDEF, enquanto a empresa alemã Diehl Defense é responsável pela direção técnica geral.

O objetivo é construir um “interceptador europeu visando mais de 2.035 ameaças, juntamente com sistemas de armas e sensores”. O foco é a nova leva de mísseis russos como o  Kh-47M2 Kinzhal, que foi recentemente usado na guerra da Ucrânia. Agora, o programa HYDEF ainda está em fase de negociação com a Comissão Europeia e os estados-membros participantes, disse Fernando Quintana, diretor de sistemas de armas da Sener. Essas negociações acabarão levando a um acordo de doação para transferir os fundos pré-alocados para a equipe da indústria. O órgão de gestão do programa ainda não foi definido, acrescentou: a própria Comissão Europeia supervisionaria o esforço, ou a Organização Conjunta Intergovernamental para Cooperação em Armamentos (Organisation for Joint Armament Co-operation — OCCAR).

O projeto está relacionado ao esforço chamado Alerta e Interceptação Oportuna com Vigilância do Teatro Baseado no Espaço, ou TWISTER (Timely Warning and Interception with Space-based TheatER surveillance), realizado no âmbito do programa PESCO (Permanent Structured Cooperation). O objetivo final do programa de interceptação é colocar em prática uma contramedida que possa ser integrada a um sistema de defesa aérea de sistemas capazes de alertar, rastrear e interceptar ameaças aéreas de alto desempenho, incluindo defesa contra mísseis balísticos e veículos hipersônicos. “Esse sistema de sistemas é justamente o que vários países europeus, inclusive a Espanha, sob a liderança da França, estão desenvolvendo no TWISTER”, disse Quintana.

Onze outros parceiros fazem parte do consórcio EU HYDEF. Entre eles estão: O espanhol Navantia; Escribano Mecânica e Engenharia, GMV Aeroespacial e Defesa, Instalaza SA, e Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial Esteban Terradas do Ministério da Defesa; o Instytut Techniczny Wojsk Lotniczych na Polônia e o Instituto de Aviação em Varsóvia; LK Engineering da República Tcheca; Nammo da Noruega; Espaço Ruag da Suécia; e Grupo Sonaca da Bélgica.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login