Espanha compra 12 European MALE RPAS. O Ministério da Defesa da Espanha planeja fechar nas próximas semanas a aquisição da !2 European MALE RPAS (Medium Altitude Long Endurance – Remotely Piloted Aircraft System), o sistema de tripulação remota desenvolvido pelas empresas Airbus, Dassault e Leonardo para a Alemanha, França, Itália e Espanha.
La previsión es que el programa reciba este mismo mes de septiembre el visto bueno del Gobierno en el Consejo de Ministros, según anunció en SYMDEX 2021 el jefe de Programas RPAS en la Subdirección General de Programas de la DGAM, coronel Manuel Aroca.
“Este mes está previsto que pueda ser aprobado en Consejo de Ministros”, aseguró. También confirmó que el plan del Ministerio de Defensa es adquirir cuatro sistemas, como adelantó Infodefensa.com a finales de 2020.
A previsão é que o programa receba neste mês de setembro a aprovação do do Conselho de Ministros do Governo conforme anunciado no SYMDEX 2021 pelo chefe dos Programas de RPAS da Subdireção Geral de Programas da DGAM, Coronel Manuel Aroca. Cada sistema consiste em três aeronaves e duas estações de controle de solo (GCS).
O director da Organização para a Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR), Matteo Bisceglia, garantiu no mês de Julho de 2021, que os quatro parceiros do programa pretendem assinar um contrato de produção no valor total de € 7 milhões no próximo mês de Outubro.
O programa prevê a produção de 20 sistemas para os quatro estados membros por pouco mais de 13 anos, até 2034. O primeiro voo está previsto para 2025 e a entrega dos aparelhos da primeira série, se não houver contratempos, será em 2028. Em No caso da Espanha, a chegada do primeiro aparelho está prevista para 2029.
Características gerais
@CAS