Espanha busca na Jordânia uma oportunidade para transferir seus Airbus A400M excedentes. A Jordânia confirmou o seu interesse em adquirir algumas unidades do avião de transporte Airbus A400M Atlas. A discussão do negócio é um dos temas na agenda da Secretária de Estado da Defesa, Amparo Valcarce, em sua recente visita ao país do Oriente
Médio.
Em reunião com o Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas da Jordânia, General Yousef A. Al Hnaity, a Secretária Valarce falou sobre a indústria de defesa da Espanha e a sua capacidade para suprir as necessidades das Forças Armadas da Jordânia. Um dos temas da reunião foi a venda de aeronaves A400M para a Força Aérea Real da Jorndânia.
“A secretária Valcarce destacou que a indústria de defesa espanhola é plenamente capaz de atender às necessidades da Jordânia nos programas de seu interesse, como a aquisição de aeronaves A400M ou novos sistemas de proteção de fronteiras”, destacou uma nota da Secretaria da Defesa Nacional.
Os militares jordanianos tiveram a oportunidade de conhecer de perto as capacidades do A400M, quando em 2019, a Força Aérea da Alemanha (Luftwaffe) implantou um dos seus Atlas na Base Aérea de Muwaaq Salti, na Jordânia. Na época, o A400M realizou missões de suporte de reabastecimento em voo (REVO) para os jatos Tornado ISR da Luftwaffe, que estavam em missões de combate ao Estado Islâmico na região.
A Jordânia já demonstrou interesse na aeronave da Airbus para modernizar a sua envelhecida frota de aeronaves de transporte pesado, atualmente baseada em sete Lockheed C-130E/H Hércules e um Ilyushin Il-76.
Espanha e o programa A400M
Há mais de 20 anos, o governo do então presidente espanhol José María Aznar, acertou com a Airbus a aquisição de 27 unidades do novo A400M Atlas. Como parte do consórcio aeroespacial europeu, a Espanha foi um dos países que mais investiu dinheiro no projeto, destinando cerca de 5,5 bilhões de euros para o programa.
Porém, em 2013 o Ministério da Defesa e o Comando do Ejército del Aire y Espacio, ou Força Aeroespacial Espanhola (EdAE) anunciaram uma revisão nas necessidades da frota de transporte pesado do país, divulgando uma redução do pedido para apenas 14 A400M e que tentaria repassar os 13 aviões restantes, ainda não fabricados.
Em abril deste ano, sem conseguir vender nenhum dos aviões, o Ejército del Aire recebeu o 14º quarto – e último – Airbus A400M encomendado. No mês seguinte, em maio, o governo anunciou que iria incorporar mais três A400M, aumentando a frota total para 17 aeronaves.
Segundo especialistas, este último anuncio pode indicar que a Espanha poderá desistir formalmente das 10 unidades restantes, situação que já foi ponto de discussão com a fabricante da aeronave, cujas principais instalações ficam em Sevilha.
No lançamento do projeto A400M, a Airbus estimava que seu novo avião de transporte teria um mercado entre 400 a 500 unidades, mas a realidade mostrou que os números ficaram muito aquém da expectativa.
Até o momento a Airbus entregou 119 aeronaves A400M Atlas para os países que fazem parte do consórcio, a saber: Espanha (14 unidades), França (21), Bélgica (7), Alemanha (41), Reino Unido (22) e Turquia (10), além da Malásia (04). Encomendaram o A400M o Cazaquistão (02) e Indonésia (02).
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