Espanha avança no programa de modernização dos seus SF-5B. A Força Aérea e Espacial da Espanha, ou Ejército del Aire y del Espacio (EdAE), avança no programa de atualização dos seus jatos de treinamento avançado Northrop/CASA SF-5B. Recentemente a Direção de Aquisições de do Comando de Apoio Logístico do EdAE e a empresa Silon Aviación, representante da israelense IAI na Espanha, assinaram um contrato para iniciar os trabalhos.
Com valor de aproximadamente 40 milhões de euros, o contrato de “remoção de obsolescência” prevê de maneira geral a modernização dos aviônicos da frota de 19 caças biplaces SF-5B (designação militar local AE.9) operados pela 23ª Ala, sediada na Base Aérea de Talavera Real.
A modernização projetada consistirá basicamente na substituição dos sistemas atuais, instalados em 2000, por versões mais modernas e atuais. Entre os sistemas envolvidos estão o conjunto de navegação, comunicações, rádio altímetro, computador de missão (com instalação de telas multifuncioinais), display HUD, controles HOTAS, sistema de gravação de vídeo, radar virtual e assentos ejetáveis Martin Baker MkE16J tipo 0/0.
Além da modernização de sistemas, a revisão de grande porte abrangerá a parte estrutural, com a substituição das longarinas e inspeção de estruturas visando a segurança e a extensão da vida operacional dos jatos para além da próxima década.
De um lote original de 70 aeronaves F-5A/B montadas na Espanha pela CASA, sob licença da Northrop, atualmente apenas 19 permanecem em serviço (mais detalhes aqui).
@FFO