Espanha atua em missão de policiamento aéreo OTAN na Bulgária. Caças Eurofighters do Ejército del Aire y del Espacio da Espanha (EDAE) chegaram na Bulgária para uma implantação de Policiamento Aéreo Aprimorado da OTAN. Entre 14 de novembro e 14 de novembro e 02 de dezembro, os espanhóis voarão ao lado de seus colegas búlgaros em missões de proteção do espaço aéreo ao longo do flanco leste da Europa.
“Desdobramentos conjuntos como este são um testemunho da interoperabilidade das nossas Forças Aéreas dentro da Aliança e são um grande sucesso para a OTAN”, disse o Major Zarza, Comandante do Destacamento espanhol.
A Força Aérea Espanhola desdobrou cerca de 150 militares e seis aeronaves Eurofighter F-2000 Typhoon para conduzir a missão de garantir a segurança dos Aliados da OTAN e cumprir as tarefas incorporadas no Plano de Defesa Aérea e de Mísseis Permanentes do Sistema Integrado de Defesa Aérea da OTAN (NATINAMDS).
A cooperação entre os Aliados é fundamental para manter um espaço aéreo seguro para todos os usuários. O Policiamento Aéreo mostra que os Aliados estão dispostos a combinar e compartilhar capacidades em benefício da defesa coletiva.
“A Força Aérea da Bulgária continuará a fornecer sua contribuição nacional ao Sistema Integrado de Defesa Aérea e Mísseis da OTAN. O emprego combinado de equipamento e pessoal da Força Aérea da Bulgária e da Espanha na missão de Policiamento Aéreo da OTAN comprova a capacidade da aviação de combate da Bulgária para atuar de forma integrada com as forças dos Aliados; coletivamente, para patrulhar e proteger o espaço aéreo dos estados membros da Aliança”, disse o Major General Dimitar Petrov, Comandante da Força Aérea Búlgara.
Os caças MiG-29A da Força Aérea da Bulgária garantem o Policiamento Aéreo da OTAN 24 horas por dia, 7 dias por semana, e as operações conjuntas com Aliados aumentam essa capacidade de defesa aérea.
Desde 2014, a Bulgária recebe regularmente destacamentos de caças Aliados na Base Aérea Graf Ignatievo, atuando sob os acordos de policiamento aéreo aprimorados da OTAN.
Fonte: OTAN
@FFO