

O Conselho de Ministros da Espanha aprovou o investimento de aproximadamente € 3,12 bilhões para a compra de 45 jatos de treinamento avançado Hürjet, produzidos pela Turkish Aerospace Industries (TAI).
A aquisição visa modernizar o Sistema Integrado de Treinamento de Voo (ITS-C) da Força Aérea e Espacial Espanhola (EdAE), que está em processo de aposentadoria dos seus envelhecidos treinadores Northrop SF-5M que ultrapassaram os 50 anos em serviço.
Pelo acordo, as aeronaves básicas serão produzidas na Turquia e um processo de transferência de tecnologia fornecerá para a unidade espanhola da Airbus Defence and Space a capacidade de equipar os caças com aviônicos e sistemas de missão do EdAE e a integração com o ITS-C, que inclui simuladores e ambientes sintéticos.
Para isso, a Airbus Espanha estabelecerá um centro especializado para o processo de “espanholização” dos Hürjet, enquanto a Força Aérea irá preparar as instalações na Base Aérea de Talavera la Real, Badajoz, para receber o novo sistema de treinamento avançado.
Os primeiros Hürjets deverão chegar na Espanha em 2028, o que permitirá o início das primeiras turmas de alunos no ano letivo de 2029/2030. O contrato terá vigência até 30 de novembro de 2035 e garantirá pelo menos três décadas de vida útil operacional para o sistema HÜRJET na Espanha.
Além das aeronaves, o contrato inclui um sistema de simulação GBTS (Ground-Based Training System) capaz de gerar ambientes de treinamento sintéticos que combinarão aeronaves reais, simuladores e cenários virtuais em rede. Quando em operação, o ITS-C irá garantir uma transição eficiente para a próxima geração de caças europeus Eurofighter Halcón II e FCAS (Futuro Sistema Aéreo de Combate).
Com a assinatura deste acordo, a Espanha se torna o primeiro cliente internacional do TAI Hürjet, consolidando uma aliança industrial inédita e estratégica com a Turquia na área da defesa.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO