Espanha anunciou aquisição de 20 Eurofighter Typhoon. O Ministério de Defesa da Espanha anunciou hoje (23/06), a aquisição de 20 caças Eurofighter Typhoon através do programa chamado “Halcón”. O contrato foi assinado com a NATO Eurofighter and Tornado Management Agency (NETMA) durante a feira ILA Berlim 2022, e tem por objetivo substituir a frota de caças F/A-18 do Ejército del Aire de Espanha (EdA), destacado nas Ilhas Canárias.
“Este pedido adicional reforça o compromisso da Espanha, não apenas com a Eurofighter, mas também com seu desenvolvimento industrial. Gostaria de agradecer a Espanha por sua posição firme em relação à defesa européia em um momento em que é mais necessário”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
O valor do contrato é estimado em € 2,043 bilhões, e foi aprovada pelo Conselho de Ministros da Espanha em dezembro de 2021. O pacote inclui além das aeronaves, os motores adicionais, simulador de voo e os serviços de suporte. As primeiras unidades serão entregues em 2026. Com este pedido, frota espanhola da Eurofighter Typhoon aumentará para 90 aeronaves.
Em serviço no EdA desde 2003, atualmente os Esquadrões de Typhoon estão sediados nas Bases Aéreas de Morón (11ª Ala) e Albacete (14ª Ala), e com esses novos aviões, futuramente a terceira unidade em Gando, nas Ilhas Canárias (46ª Ala). Com isso, a Espanha garante a defesa do território nacional, localizado no coração da OTAN, além de missões de policiamento aéreo no Báltico e no Mar Negro.
Os Eurofighters espanhóis serão montados nas instalações da Airbus, em Getafe, Espanha, envolvendo mais de 20 mil empregos diretos e indiretos no setor de defesa e tecnologia no país. Em Getafe, a Airbus trabalha em coordenação com o Centro Logístico Experimental y de Armamento (CLAEX) do EdA em várias modificações dos Typhoon, como a implementação do novo pacote de software CM02+ para os caças Tranche 1. Com esta atualização, há uma grande melhoria tática como a nova capacidade de direcionamento automático de munições ar-superfície com a integração do POD de direcionamento de Litening-III. Também foram introduzidos recursos adicionais de ar e ar-superfície, além de melhorias nos sistemas de comunicação.
O Eurofighter é o maior programa de defesa da Europa, envolvendo as quatro nações principais do Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália. Além de suas capacidades tecnológicas, protege mais de 100.000 empregos na Europa. Até o momento, o programa Eurofighter registrou 681 pedidos de aeronaves para 9 nações em todo o mundo.
Fonte: Airbus
@FFO