Espanha adquire mais sistemas de defesa antiaérea NASAMS. O governo de Espanha anunciou a sua decisão de modernizar e adquirir sistemas adicionais de defesa aérea NASAMS (National/Norwegian Advanced Surface to Air Missile System) da Kongsberg Defence & Aerospace (KDA), em um negócio avaliado em aproximadamente €410 milhões.
Em 19 de abril, a Direção Espanhola de Armamentos ou Dirección General de Armamento y Material (DGAM), apresentou uma notificação de adjudicação do programa de modernização NASAMS. Este programa aumentará significativamente a capacidade já existente de NASAMS na Espanha e fortalecerá ainda mais a cooperação entre a Espanha e a Noruega. A previsão é que o contrato seja assinado em maio de 2024.
NASAMS é um Sistema Avançado de Mísseis Superfície-Ar distribuído e em rede de curto a médio alcance. Desenvolvido em conjunto pela norueguesa Kongsberg Defense & Aerospace (KDA) e americana Raytheon, o sistema defende o perímetro contra veículos aéreos não tripulados (UAVs), helicópteros, mísseis de cruzeiro, veículos aéreos de combate não tripulados (UCAVs) e aeronaves de asa fixa. NASAMS usa mísseis ar-ar existentes, como o AIM-9 Sidewinder, AMRAAM e AMRAAM-ER entre outros.
NASAMS foi a primeira aplicação de um míssil ar-ar AIM-120 AMRAAM para defesa de perímetro lançado da superfície. O AMRAAM é um dos mísseis ar-ar mais utilizados no mundo e seus estoques são os maiores do que qualquer outro sistema comparável. NASAMS 2 é uma versão atualizada do sistema, capaz de usar o Link 16, que está operacional desde 2007. Em 2022 foi lançado o NASAMS 3, a atualização mais recente deste sistema. Ele adicionou a capacidade de disparar mísseis AIM-9X Sidewinder e AMRAAM-ER e introduz lançadores móveis transportáveis por via aérea. O NASAMS possui interoperabilidade com sistemas de longo alcance, como o MIM-104 Patriot.
A Espanha foi o primeiro usuário internacional do NASAMS, já tendo uma experiência de mais de 20 anos de emprego junto ao Exército. As unidades espanholas NASAMS estão atualmente implantadas no Báltico como parte da Missão de Blindagem Aérea da OTAN. Hoje existem 13 nações da OTAN e parceiras no grupo de usuários NASAMS.
Em resposta à necessidade de reforçar as capacidades defensivas da região do Báltico após a invasão russa da Ucrânia, uma bateria de mísseis antiaéreos terra-ar NASAMS, fornecida pela Espanha, foi enviada para a Estônia e a Letônia. A unidade está pronta para o combate e será comandada pelo Comandante Supremo Aliado da OTAN na Europa (SACEUR). Uma unidade semelhante foi enviada para a Letônia, onde fazem parte da defesa aérea e antimísseis do flanco oriental da OTAN.
@CAS