O Ministério da Defesa da Espanha lançou uma licitação pública para a modernização de equipamentos IFF Modo 5/S (Identification Friend or Foe – Identificador de Amigo ou Inimigo), nos helicópteros do Ejército de Tierra, AS532 Cougar e AS332 Super Puma, e da Armada Española, Agusta-Bell AB 212 e Sikorsky SH-60B.
Inicialmente quatro aeronaves (uma de cada modelo), receberão os novos equipamentos para homologação, e posteriormente serão modificados 14 helicópteros, sendo quatro AS332, quatro AS532, dois AB212 e quatro SH60B.
Serão substituídos os atuais transponders, por novos equipamentos capacitados para o Modo 5 Níveis 1 e 2, verão 3 Stanag 4193, Modo S e ADS-B. O fornecedor realizará a instalação e integração dos equipamentos nas aeronaves e a Certificação AIMS padrão OTAN. A empresa vencedora da licitação ainda se compromete em fornecer um lote de peças e equipamentos sobressalentes, treinamento de equipes para a assistência técnica, e além de um sistema de criptografia opcional.
A atualização para o IFF Modo 5/S segue as diretrizes da OTAN, para questões de proteção criptográfica de dados e segurança das aeronaves contra eventuais inimigos.
A licitação pública tem o o valor orçado em 7,5 milhões de euros, e está sob a gerência da Subdirección General de Adquisiciones de Armamento y Material, da Dirección General de Armamento y Material (DGAM). Está dividida em dois lotes, um para os protótipos de testes e as aeronaves AB212 e SH60B e o segundo para os protótipos de testes os Super Puma e Cougar. As empresas interessadas têm até o dia 14 de outubro para obter o caderno de encargos e enviar a solicitação de participação.
Recentemente as empresas Indra e CETA obtiveram contratos semelhantes para a implementação dos sistemas IFF Modo 5/S nos caças F/A-18 e aeronaves de transporte Casa C295, respectivamente. Além disto, a Indra está trabalhando na modernização dos sistemas IFF associados aos radares 3D Lanza, dos Esquadrões de Vigilância Aérea (EVA) do Ejército del Aire.
@FFO