• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Espaço Aéreo do Irã permanece fechado

14 de julho de 2025
Espaço Aéreo do Irã permanece fechado. Voos às 14h, Brasília — 20h30 Teerã. Print FR24.
Espaço Aéreo do Irã permanece fechado. Voos às 14h, Brasília — 20h30 Teerã. Print FR24.

Espaço Aéreo do Irã permanece fechado. Por mais de 24 horas, grande parte do espaço aéreo do Irã permanece quase que totalmente fechado, havendo somente um corredor a leste, ao qual alguns voos cruzam do norte para o sul e vice-versa.

O monitoramento do site Flight Radar, mostra um “buraco” na navegação sobre o Irã, na região de voo do Oriente Médio, denotando que seu espaço aéreo estaria fechado. Hoje, é possível ver que quase 90% do espaço aéreo está restrito para os voos comerciais. Somente uma porção a leste (corredor) tem aeronaves comerciais operando, em rotas que vão do sul para o norte e vice-versa. Poucos voos cruzam o sul do país de leste para oeste e vice-versa.

Outro ponto importante é que somente companhias aéreas da região, como Emirates, Fly Dubai, Air Arabia, Ethirad, Qatar Airways, Arabian.com e Azerbaijan Airways, além das empresas iranianas (Iran Air, Mahan Air, Aseman Airliners, Iran Airtour, Qeshm Air, Kish Air, Caspian Airlines e Zagros Airlines) operaram nesta região. A oeste de Teerã, quando nenhum movimento aéreo. Companhias Aéreas ocidentais ou de países asiáticos não estão operando.

A mídia iraniana nega o fechamento do espaço aéreo, afirmando que os voos operam das 5h às 18h, sem voos noturnos no momento. Porém, o que se vê há algumas horas é que o espaço aéreo iraniano está completamente fechado, apesar da negação oficial. Nenhum NOTAM oficial emitido para o país.

A Turkish Airlines cancelou todos os voos para a Jordânia, Iraque e Irã sem explicação. Emirates interrompeu voos para o Irã até 15 de julho. O espaço aéreo sobre o Irã foi fechado em meio a relatos de interrupções de GPS em todo o país. Relatos de interferência de GPS ativa sobre Hran, Bandar Abbas e Estreito de Ormuz e o Bloqueio de GPS é relatado em Teerã.

Situação do Espaço aéreo iraniano às 22h, horário de Brasília - 4h30 em Teerã. FR24.
Situação do Espaço aéreo iraniano às 22h, horário de Brasília – 4h30 em Teerã. FR24.

O fechamento ocorreu poucas horas depois de o IRGC anunciar que “o ataque israelense contra o presidente iraniano não ficará sem resposta”. Várias informações desencontradas na mídia e, em especial no X, indicam que algo poderá acontecer, face as ameças e troca de informações sobre supostos ataques ou tentativas de eliminar alvos importantes, por parte de Israel.

O que representa isto? Retomada do conflito Irã x Israel? Ainda é preciso esperar. Mas o cessar-fogo mediado pelos EUA é frágil e de lá para cá, muitas notícias que ele poderá ser rompido a qualquer momento tem circulado, em especial, pela situação política de Israel, onde muito querem a saída do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Um dos partidos ultraortodoxos de Israel, o Judaísmo Unido da Torá (UTJ) disse em um comunicado na segunda-feira (14/07) que renunciou ao governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A saída acontece devido a uma disputa em um projeto de lei para isentar alunos do serviço militar. O projeto de lei de recrutamento militar obrigatório gerou um impasse na coalizão de Netanyahu.

Os ultraortodoxos estão há muito tempo isentos do serviço militar, que se aplica à maioria dos jovens israelenses. Porém, no ano passado a Suprema Corte ordenou que o Ministério da Defesa acabasse com essa prática e começasse a recrutar estudantes de seminários. Líderes religiosos ortodoxos acreditam que o serviço militar obrigatório ameaça a dedicação e tempo integral dos jovens aos estudos.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login