Eslovênia efetiva a aquisição de um Leonardo C-27J Spartan. A Leonardo e a Secretaria-Geral da Defesa Nacional de Armamentos do governo italiano, assinaram ontem (30/03) um contrato para o fornecimento de uma aeronave C-27J Spartan ao Ministério da Defesa da Eslovênia. Em comunicado, a fabricante italiana informou que serão fornecidos à Força Aérea da Eslovênia, equipamentos associados, treinamentos e apoio logístico por dois anos.
O contrato segue o pré-acordo entre governos (G2G) assinado em 17 de novembro de 2021, pelo Ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini, e o Ministro da Defesa esloveno, Matej Tonin, visando fortalecer a colaboração bilateral entre dois países.
“Estamos muito satisfeitos por termos alcançado este marco como parte da iniciativa G2G entre Itália e Eslovênia. O C-27J Spartan representa a solução mais eficaz para cumprir os rigorosos requisitos definidos pela colaboração entre os dois Governos”, disse Lucio Valerio Cioffi, Gerente Geral da Leonardo.
Utilizado nos mais desafiadores contextos geográficos, ambientais e operacionais, o Leonardo C-27J Spartan é uma aeronave capaz de realizar diversos tipos de missões no campo da defesa e proteção civil. A vasta experiência operacional acumulada em diversas Forças Aéreas ao redor do mundo a torna a aeronave ideal para missões de transporte militar, paraquedista e material aerotransportado, apoio tático na “última milha” a forças terrestres, operações de forças especiais, assistência humanitária/aeroportuária. e apoio às populações afetadas por desastres ambientais.
O Spartan reflete bem a própria essência do conceito de segurança nacional, revelando-se como o melhor setup para as operações das forças de defesa e pela sua fundamental contribuição no apoio à população. Em um mundo afetado não apenas pela pandemia, mas por muitas outras emergências, o Spartan mostrou que pode fornecer apoio eficaz e implacável às comunidades que precisam dele (Fonte: Leonardo).
Nota RFA: Conforme noticiamos em novembro de 2021, o acordo entre governos (G2G) assinado entre os ministérios de defesas italiano e esloveno, significa que a aeronave será adquirida pelo Governo da Itália e, posteriormente, repassada para o usuário final, no caso a Força Aérea Eslovena.
@FFO