Eslovênia confirma compra do segundo Leonardo C-27J Spartan. O Ministério da Defesa da Eslovênia (MoD) anunciou em 19 de setembro a assinatura do contrato para a aquisição de uma segunda aeronave de transporte Leonardo C-27J Spartan. O documento foi assinado pelos Ministros da Defesa da Eslovênia, Marjan Šarec, e da Itália, Guido Crosetto.
Em novembro de 2021 noticiamos a assinatura de um acordo entre o Ministério da Defesa Esloveno e o Ministério da Defesa Italiano visando a aquisição de um C-27J Spartan para a Eslovênia. Na época, deixou-se aberta a possibilidade da aquisição de uma segunda unidade, o que está sendo realizado agora.
A decisão da Eslovênia de adquirir os bimotores Spartans veio após uma avaliação do governo de que a pandemia do Covid-19 expôs a falta de capacidade de transporte aéreo do país. Os novos C-27J serão usados para transporte de tropas, operações militares, missões humanitárias, evacuação médica e resgate de cidadãos quando necessário.
O anúncio informa que as duas aeronaves encomendadas terão a mesma configuração, e o valor total do contrato é de aproximadamente 128 milhões de euros. O primeiro Spartan (matrícula L2-01) deverá ser entregue para a Eslovênia no próximo mês de dezembro e a segunda aeronave no final de 2024. Ambas serão operadas pelo 15º Regimento da Força Aérea, um componente das Forças Armadas Conjuntas da Eslovênia (SAF).
O Leonardo C-27J Spartan utiliza os mesmos motores e alguns sistemas do Lockheed Martin C-130J Super Hércules. Com um peso máximo de decolagem de 30 toneladas, capacidade de carga útil de 11 toneladas e alcance de 5.600 km, o Spartan NG configurado para alta densidade permite o transporte até 60 soldados ou 46 paraquedistas, e na versão de evacuação aeromédica, pode transportar 36 macas e seis assistentes.
Atualmente a frota do 15º Regimento da Força Aérea da Eslovênia é composto por oito helicópteros Bell 412, quatro helicópteros AS 532 AL Cougar, duas aeronaves Pilatus PC-6, uma aeronave L-410 Turbolet e uma aeronave Falcon 2000 EX. A escola de pilotos conta com quatro helicópteros Bell 206 Jet Ranger, dois aviões Zlin 143L, oito aviões Zlin 242L e nove aviões Pilatus PC-9/9M.
@FFO