

Eslováquia recebeu mais dois caças F-16C/D Bloco 70. A Força Aérea da Eslováquia (SVK AF) recebeu mais dois F-16 Fighting Falcon Bloco 70, aumentando para sete aeronaves o número de caças entregues pela Lockheed Martin. Os jatos realizaram o longo voo de translado dos EUA para a Europa com apoio de um reabastecedor KC-135R da USAF.
Os dois F-16C/D Bloco 70, matrículas 1009 (“C” monoposto) e 1101 (“D” biposto), foram recebidos em 02/10 na Base Aérea de Malacky-Kuchyña (LZMC), sede do 1º Esquadrão de Caça, subordinado à 46º Ala da SVK AF. A unidade que reúne os F-16 Bloco 70 eslovacos agora conta com seis jatos monopostos e um biposto.
Em dezembro de 1018, o governo da República da Eslováquia assinou um contrato de aproximadamente US$ 1,8 bilhão com a Lockheed Martin, envolvendo a encomenda de quatorze caças F-16C/D Bloco 70 (doze monopostos e dois bipostos), um lote de mísseis ar-ar de médio alcance Raytheon AIM-120C7 e AIM−9X Sidewinder, além de treinamento, suporte técnico e equipamentos associados.
O Lockheed Martin F-16C/D Bloco 70 é a versão mais recentes do Fighting Falcon. Eles incorporam avançados sensores como o radar eletrônico (AESA) Northrop Grumman AN/APG-83, novo computador de missão da Raytheon, datalink 16, cocpkpit com displays multifuncionais, sistema de guerra eletrônica aprimorado, sistema anticolisão com o solo, entre outras melhorias.
A Eslováquia foi o primeiro país europeu a operar os F-16C/D Bloco 70. Com essas aeronaves ocidentais, a SVK AF está modernizando a primeira linha da sua defesa aérea, anteriormente embasada em envelhecidos jatos MiG-29 Fulcrum de origem soviética, parte dos quais foram doados para a Ucrânia.
Segundo o Ministério da Defesa da Eslováquia, mais dois F-16 devem ser recebidos ainda este ano. A previsão é que a Lockheed Martin entregue os últimos Fighting Falcon para a SVK AF no primeiro trimestre de 2027.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO