Eslováquia quer 10 KAI FA-50 (Foto: ROKAF). A Korea Aerospace Industries (KAI), está em negociações com o governo eslovaco para fornecer 10 jatos FA-50 em um negócio de US$ 500 milhões. A informação foi confirmada pelo governo da Coreia do Sul no dia 3 de novembro, através da Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).
No mesmo dia, a KAI assinou um MOU sobre cooperação industrial para a exportação de FA-50 com a empresa de defesa estatal eslovaca Letecké Opravovne Trenčín (LOTN) em Budapeste, Hungria, onde aconteceu a cúpula de negócios Coreia-V4 do (Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia). Por meio deste MOU, a KAI planeja discutir planos de cooperação industrial com a LOTN para a sua participação na compra dos FA-50 pela Eslováquia
A Eslováquia quer substituir sua frota envelhecida de aeronaves de treinamento Aero L-39 Albatros hoje operacionais no 2º Esquadrão de Treinamento (2. Výcviková letka) localizado em Sliac (LZSL), mesma base do principal e único vetor de caça, os MiG-29AS/BS do 1º Esquadrão de Combate (1. Bojová letka).
O FA-50 é uma variante de ataque leve do jato de treinamento T-50 que a KAI desenvolveu em cooperação tecnológica com a Lockheed Martin. O FA-50 pode ser usado para fins de treinamento e também missões operacionais. Ele pode ser armado com AIM-9, AGM-65G e outros mísseis, a aeronave pode realizar operações ar-ar e ar-solo. Atualmente, 72 aeronaves da série T-50 foram exportadas para um total de 4 países, incluindo Indonésia, Filipinas, Tailândia e Iraque.
O FA-50 ganhou destaque na mídia no mês passado depois que o Presidente da Coreia do Sul Moon Jae-in voou a bordo de um FA-50 da RoKAF (13-001) durante uma exibição de defesa em um movimento simbólico para destacar sua confiança no avião de guerra. Ele foi o presidente foi o primeiro presidente sul-coreano a sobrevoar o território nacional em um caça.
@CAS