Eslováquia entregará seus MiG-29 para a Ucrânia em setembro. A Eslováquia deverá repassar para a Ucrânia seus caças MiG-29 e um lote de tanques T-72M no próximo mês. Em contrapartida, espera receber equipamentos militares da OTAN ou pagamento por parte da União Européia. A informação foi divulgada pela mídia ucraniana, citando o Ministro da Defesa eslovaco, Yaroslav Nady.
Desde o início do conflito militar na Ucrânia, a Força Aérea da Eslováquia está sofrendo com problemas logísticos para manter sua frota de caças MIG-29 operacionais. No final de agosto, o Ministério da Defesa decidiu transferir os jatos de origem russa, mas procura uma maneira de ser ressarcido. Yaroslav Nady estima que os jatos de 30 anos, tenham um valor aproximado de €300 milhões.
Além disso, Eslováquia, Polônia e República Tcheca decidiram lançar um programa para expandir a produção de sistemas de artilharia, munições e outros equipamentos militares para a Ucrânia.
No início dos anos 1990, a Eslováquia recebeu uma dezena de MiG-29 após a divisão da então Tchecoslováquia. Posteriormente o país comprou mais 14 jatos como parte do desbloqueio da dívida russa, tendo modernizado as células mais novas e aposentando as mais antigas. O número de aviões envolvidos na negociação coma Ucrânia ainda não foi divulgado, mas estima-se que a Força Aérea da Eslováquia possua cerca de 12 MiG-29.
Conforme noticiamos recentemente, com o repasse dos seus MiG-29 para a Ucrânia, temporariamente a Eslováquia deverá contar com a ajuda da Polônia e da República Tcheca na defesa aérea do seu território, até que receba seus novos caças F-16 dos EUA.
Em 2019 a Eslováquia assinou um contrato com o Departamento de Defesa norte-americano para a aquisição de 14 novos Lockheed Martin F-16 Block 70, em um contrato no valor aproximado de US$ 800 milhões. As primeiras aeronaves deverão ser entregues em 2024.
@FFO