Eslováquia doa helicópteros Mi-17 e Mi-2 para a Ucrânia. O ministro da Defesa da Eslováquia, Jaroslav Nad, confirmou uma nova ajuda militar à Ucrânia com a doação de quatro helicópteros Mi-17 e um Mi-2, além de munição para lançadores de foguetes MLRS (Multiple Launch Rocket System) BM-21 Grad de 122 mm.
Segundo informações Jaroslav Nad, os helicópteros Mi-17 e Mi-2 foram substituídos por novos helicópteros norte-americanos UH-60 Black Hawk. Desde o início da guerra na Ucrânia, a Eslováquia já entregou cerca de 490 sistemas de defesa aérea, 100 lançadores e mísseis antitanque e uma bateria S-300. A Ucrânia, por sua vez, também encomendou oito obuseiros autopropulsados Zuzana de 155 mm.
De acordo com o balanço militar de 2021, a Eslováquia tem um total de 15 helicópteros de ataque soviéticos, sendo cinco Mi-24D Hind-D e dez Mi-24V Hind E, todos armazenados. Além desses, as Forças Armadas Eslovacas ainda operam 13 Mi-17 Hip H (quatro para missões SAR) e nove UH-60M Black Hawk.
O Mil Mi-2, designado pela OTAN como “Hoplite”, é um pequeno helicóptero de transporte equipado com armamento leve, que pode ser usado em missões de apoio aéreo aproximado com foguetes de 57 mm e um canhão de 23 mm.
O Mil Mi-17 é um helicóptero militar russo, desenvolvido a partir do Mi-8, e produzido nas fábricas de Kazan e Ulan-Ude. Equipado com potentes motores Klimov TV3-117MT, elepode transportar cargas pesadas, além de ser ser armado com metralhadoras de 7,62 mm, foguetes ou mísseis guiados antitanque.
Fonte: AR
@FFO