Ministério da Defesa da Eslováquia fechou um acordo de €148 milhões com o Ministério da Defesa de Israel para a compra de 17 sistemas de radar produzidos pela Israel Aerospace Industries (IAI). O acordo reflete não só as excelentes capacidades da indústria de defesa de Israel, mas principalmente, da fortalecimento das relações e da cooperação com os países da Organização o Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
”O governo eslovaco aprovou a recomendação feita pelo Ministério da Defesa da Eslováquia para adquirir 17 sistemas de radar fabricados pela Israel Aerospace Industries (IAI). O acordo, liderada pela Diretoria de Cooperação em Defesa Internacional (SIBAT – International Defense Cooperation Directorate) do Ministério de Israel de Defesa, inclui a transferência de tecnologia e conhecimento de Israel para a Eslováquia, bem como cooperação industrial. Os componentes do radar serão fabricados em colaboração com a defesa indústrias na Eslováquia, sob a orientação profissional do IAI e do Ministério da Defesa”, conclui a nota do Ministério da Defesa de Israel.
Os sistemas de radar israelenses serão interoperáveis com os sistemas de defesa da OTAN. Nos últimos anos, sistemas semelhantes foram implantados em países da OTAN com grande sucesso. O radar a ser implantado é o MMR (Multi Mission Radar), fabricado pela subsidiária da IAI, a ELTA Systems. Muito provável que o modelo seja o ELM-2084, um radar móvel S-Band que apresenta um avançado 4D Active Eletronicically Steered Array (AESA) para missões de Defesa Aérea, Vigilância e Localização de Artilharia (WLR). O MMR é o sensor de radar dos sistemas operacionais e de combate “Iron Dome”, “David’s Sling” e “Barak” comprovados em Israel e em outros países ao redor do mundo. O radar detecta ameaças aerotransportadas, classifica-as, calcula seu nível de ameaça e fornece dados essenciais que permitem uma rápida resposta das forças de defesa.
@CAS