Escola de Especialistas de Aeronáutica forma 397 novos Sargentos. A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou em 24/11 a cerimônia militar de conclusão da 257ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Adelphi – e da 34ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Chronos.
O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, membros do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), entre outras autoridades civis e militares.
“Eu tenho muito orgulho da Força Aérea. Quero cumprimentar o Brigadeiro Damasceno pelo extraordinário trabalho agregador e sua liderança. E ao Brigadeiro Mioni por essa festa emocionante. Parabéns aos formandos! Fiquei muito emocionado com os pais, o abraço de cada um em seus filhos, como se fosse parte das vitórias que eles sonharam para que os filhos conquistassem”, destacou o Ministro da Defesa.
Os formandos tiveram como patrono o Tenente Especialista em Mecânica de Aeronaves Marcelo dos Santos Dias e, como paraninfo, o Comandante-Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. A solenidade marcou a promoção de 397 formandos à graduação de Terceiro-Sargento, 187 mulheres e 210 homens, que atuarão nas áreas de Fotointeligência (BFT), Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Eletricidade e Instrumentos (BEI), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Comunicações (BCO), Metalurgia (SML), Eletromecânica (SEM), Desenho (SDE), Cartografia (SCF), Guarda e Segurança (SGS), Bombeiro de Aeronáutica (SBO) e Informações Aeronáuticas (SAI). Entre eles, seis são estrangeiros do Peru, Togo, Benin, Senegal e Bolívia. Os novos militares brasileiros serão distribuídos por todo o Brasil, em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), e os militares estrangeiros aplicarão o aprendizado em seus países.
Prêmio Força Aérea Brasileira
O Prêmio Força Aérea Brasileira foi concedido aos formandos que obtiveram a primeira colocação geral do Curso de Formação de Sargentos e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica. A honraria foi entregue pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, acompanhado pelo Comandante da EEAR.
Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa
O Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa é concedido aos primeiros colocados nas Escolas de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos das Forças Armadas. A homenagem foi entregue pelo Ministro da Defesa.
Medalha Eduardo Gomes
A Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo leva o nome do Patrono da FAB e é destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instituição e reconhecer o mérito intelectual de oficiais e praças do Comando da Aeronáutica que se distinguem nas atividades escolares.
O primeiro colocado do CFS, aluno Maurício Henrique da Silva Moreira, falou sobre o sentimento de se tornar militar. “Na reta final do curso, as emoções ficam afloradas. A designação da nova unidade, o sentimento de missão cumprida e a gradativa despedida dos amigos e da escola são partes integrantes dessa despedida. Ser 01 sempre foi motivo de orgulho, entretanto, minha alegria maior foi ter meus amigos do lado me ajudando nessa nobre missão. Agradeço à minha família, por me dar todo apoio durante o processo, e a todos os meus amigos. Espero que cada um deles siga um bom caminho, pessoalmente e profissionalmente, e que se mantenham de cabeça erguida perante as adversidades da vida”, disse.
Emocionada, a aluna Maria Lúcia Cabral de Azevedo, primeira colocada do EAGS, destacou a importância de não desistir dos sonhos. “Ao final dessa jornada, olho para trás e vejo que todo esforço e dedicação valeram a pena. Ser a primeira colocada do meu esquadrão me trouxe ensinamentos que jamais vou esquecer, agradeço a Deus, minha família, amigos e a sargenteação pela confiança depositada em mim, carrego comigo o orgulho de ser uma sargento especialista e levarei por toda minha carreira nosso código de honra: disciplina, amor e coragem!”, ressaltou.
A cerimônia de formação de novos alunos na EEAR não apenas marcou o encerramento de uma fase de aprendizado, mas também um momento emblemático de celebraçã o, reconhecimento e comprometimento dos profissionais que agora se unem às fileiras da Força Aérea Brasileira.
Sobre a EEAR
Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da FAB.
Fonte: FAB
@FFO