A Erickson Inc. anunciou em 23 de fevereiro, uma nova linha de produção do seu icônico helicóptero Air Crane. Apresentando ao mercado como o S-64F+, ele será oferecido nas opções de tripulado ou operado remotamente.
A moderna versão do clássico Air Crane será equipada com avançados sistemas, componentes e equipamentos. Será equipada com novos motores turboeixos com FADEC, novas pás do rotor principal, constituídas de materiais compostos e certificadas no ano passado, novo conjunto de canhão de água para combate a incêndios, além de um cockpit digital, modernos aviônicos, equipado com HUD e capacidade para operação NVG (Óculos Visão Noturna). A versão remotamente pilotada, será equipada com a tecnologia Sikorsky Matrix.
O conjunto do novo motor com as pás compostas, proporcionará um incremento no desempenho operacional dos “guindastes aéreos”, capacitando para operações em locais mais elevados e quentes. Parâmetros como carga útil, capacidade de carga externa, e razão de subida serão otimizados na nova versão do S-64F+.
Produzido desde 1962 como Sikorsky S-64, a Erickson Inc. sediada em Portland, Oregon, adquiriu em 1992 os direitos de fabricação do Air Crane, que iniciou a sua produção à partir de uma versão baseada no CH-54 Tarhe, do qual o U.S. Army usou 105 unidades na Guerra do Vietnã. A crescente demanda pelo S-64F como plataforma de combate à incêndios, fez com que a Erickson atualizasse o projeto.
A previsão da Erickson é que o novo Sky Crane alcance uma carteira de clientes no segmento militar e civil, com certificação para operações até 11.3 toneladas de carga externa. Durante a Heli Expo 2020, a empresa anunciou uma nova linha de produção do Air Crane, apresentando como S-64F+, informando que estaria disponível como um kit de atualização para aeronaves antigas, enquanto projeta a necessidade de 50 a 100 células novas. Para modernizar os processos de fabricação, a Erickson atualizou recentemente seus recursos de produção com impressão 3D e dados digitais.
Segundo informações, a nova versão divulgada pela Erickson, chamou a atenção do U.S.Army e o U.S. Marine Corps, que parecem estar interessados no S-64F+ como uma solução alternativa para os atuais CH-47 Chinooks e CH-53 Super Stallions das missões de transporte de cargas pesadas.
@FFO