Equador receberá um C-130 Hércules dos Estados Unidos. O governo dos Estados Unidos deverá repassar um C-130 Hércules para a Força Aérea Equatoriana (FAE). A informação foi divulgada pela General de Exército Laura Richardson, Chefe do Comando Militar Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), durante uma entrevista à mídia equatoriana.
Falando sobre o desenvolvimento do plano estratégico de cooperação de segurança entre as duas nações, a General Richardson destacou a entrega para a FAE de uma aeronave de transporte C-130 Hércules, programada para ocorrer no próximo dia 23 de fevereiro.
A chegada do Hercules para a FAE, irá ampliar a capacidade de transporte tático e logístico das Forças Armadas Equatorianas, que desde o início deste mês de janeiro estão mobilizadas para conter a onda de violência que assola o pequeno país sul-americano.
A General-Oficial do SOUTHCOM também destacou que os EUA tem uma carteira de investimentos de US$ 93,4 milhões destinada a fortalecer as capacidades de segurança e defesa do Equador. Esse valor cobre não só a transferência de equipamentos militares, mas também assistência humanitária, resposta a catástrofes e treinamento militar.
Atualmente a Força Aérea Equatoriana possui apenas um L-100-30 Hércules (uma versão civil do C-130H) operacional no Esquadrão de Transporte Pesado 111, cuja sede é a Base Aérea de Latacunga. Fabricada em 1981, a aeronave opera com a matrícula miliar FAE 893.
@FFO