• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EPCAR homenageia o aniversário de Santos-Dumont com exposição virtual

20 de julho de 2021
EPCAR homenageia o aniversário de Santos-Dumont com exposição virtual (Foto: FAB).

EPCAR homenageia o aniversário de Santos-Dumont com exposição virtual. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), preparou uma homenagem para celebrar o 148° aniversário de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos-Dumont. A Exposição Virtual do Acervo Histórico do Museu Cabangu foi idealizada para que a sociedade possa conhecer, mais de perto, a vida pessoal do inventor.

Durante o passeio virtual, o usuário poderá visitar os cômodos da casa onde Santos-Dumont nasceu em 1873, conhecer os objetos pessoais, visualizar as fotografias históricas, a mobília original, as réplicas de invenções, dentre outras curiosidades.

O visitante virtual poderá conhecer a casa onde Santos-Dumont nasceu, conhecer os objetos pessoais, visualizar as fotografias históricas (Foto: FAB).

“Esperamos que essa iniciativa sirva para disseminar ainda mais a vida e a obra inestimável desse grande brasileiro. Agradecemos à Fundação Casa de Cabangu e à Prefeitura de Santos Dumont, nossas parceiras na gestão desse projeto”, destacou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes.

O Museu Cabangu guarda a memória de um dos maiores inventores do País, por isso deve ser cuidado com toda atenção. A responsabilidade da manutenção do Museu é dividida entre a Fundação Casa de Cabangu, que toma conta do acervo; a Prefeitura do município, que provê recursos para manutenção dos funcionários; e a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da EPCAR, que é responsável pela proteção e manutenção do local.

Museu Santos-Dumont

Desde 1973 a casa onde nasceu o Pai da Aviação foi transformada no Museu Casa Natal de Santos-Dumont (Foto: FAB).

Localizada dentro do Parque Cabangu, no alto da Serra da Mantiqueira, em Santos Dumont (MG), a construção da casa é datada do final do século XIX. Foi residência de mantenedores da ferrovia e, de 1872 a 1875, abrigou a família do engenheiro Henrique Dumont, pai de Santos-Dumont, que tinha a missão de empreender a construção do prolongamento da atual Estrada de Ferro Central do Brasil.

A casa térrea fica numa pequena elevação, à beira de um lago. Ela possui uma área construída de 187,89 m² e tem influência arquitetônica colonial. Em 1973, foi transformada no Museu Casa Natal de Santos-Dumont.

A exposição virtual pode ser acessada AQUI.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login