Entregas do F-15EX enfrentam problemas. A Boeing segue com problemas. Após questões com os KC-46 e também com aeronaves da linha comercial, foi a vez do novo F-15EX enfrentar problemas de qualidade. Como nos demais projetos, o primeiro impacto é no atraso das entregas.
Com os problemas, o cronograma de entrega do caça teve que ser adiado em pelo menos seis meses, o que poderá comprometer a capacidade da Boeing de cumprir prazos importantes do contrato, segundo o U.S. Government Accountability Office (GAO) em um recente relatório.
A Boeing originalmente esperava começar a entregar o novo lote de F-15EX a USAF em dezembro de 2022. Porém, vários problemas de produção atrasaram a entrega do lote 1B, disse o GAO. Esses atrasos foram causados principalmente pelo que o escritório chamou de “problemas de qualidade do fornecedor relacionados a um componente crítico na montagem da fuselagem dianteira que garante a segurança do voo”. O relatório não forneceu mais detalhes sobre esse componente, mas disse que os problemas de qualidade foram corrigidos quando a Boeing construiu o sétimo e o oitavo F-15EX.
A Boeing também fez furos de instalação de pára-brisas erroneamente em quatro F-15EX deste lote porque usou ferramentas com um erro de projeto. Funcionários do programa disseram aos auditores que o problema foi detectado antes que mais aviões fossem perfurados incorretamente. A porta-voz da Boeing, Deborah VanNierop, confirmou na sexta-feira – 9/06 que os únicos F-15EX até agora entregues à USAF são as duas aeronaves de teste entregues na primavera de 2021, sendo do lote 1A.
Os problemas estão gerando um efeito cascata no programa F-15EX, disse o GAO. Cada caça do lote 2 está agora atrasado por dois meses como resultado dos problemas do lote 1B. O relatório observou que os funcionários do programa achavam que a Boeing poderia entregar os seis F-15EX do lote 1B entre maio e julho. Mas em uma análise nais profunda, a Boeing previu que seria incapaz de entregar o primeiro caça deste lote até julho e o segundo em agosto.
O GAO disse que, se a entrega desses aviões for adiada para além de julho, será difícil cumprir os prazos planejados em 2023, incluindo a declaração da capacidade operacional inicial em julho e a produção total em outubro.
O GAO também alertou que as vulnerabilidades de segurança cibernética continuam sendo a principal problema do F-15EX. O design do caça foi derivado de versões do F-15 que foram vendidas para militares estrangeiros, disse o GAO, e não foram projetadas para atender aos requisitos de segurança cibernética da própria Força Aérea. A USAF planeja comprar 112 F-15EX com 24 unidades no orçamento fiscal proposto para 2024 (FY24). No ano passado, a Força Aérea reduziu seu pedido de F-15EX no orçamento do FY23, dos 144 originais para 80. A intenção era liberar fundos para programas de maior prioridade, como o NGAD. Com os 24 do FY24, e os oito do lote original de 2020, fecha um lote de 112 aeronaves.
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