Entregas de drones do Reino Unido para a Ucrânia devem aumentar em 10 vezes. O Reino Unido anunciou um aumento de dez vezes nas entregas de drones para a Ucrânia como parte de um investimento recorde de £ 350 milhões neste ano fiscal.
O Secretário de Defesa John Healey, MP, que presidiu uma reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia (UDCG – Ukraine Defense Contact Group), composto por 50 países, na sede da OTAN, juntamente com seu colega alemão, confirmou o aumento drástico no suporte por drones e outras medidas de ajuda, como parte do pacote de apoio militar de £ 4,5 bilhões do Reino Unido para 2025.
Com mais de 10.000 drones entregues no ano passado, o Reino Unido agora tem como meta atingir 100.000 drones até o final deste ano fiscal. Dezenas de milhares já foram enviados. Esses drones variam de drones FPV (First Person View), altamente manobráveis a drones interceptadores e novos modelos de fibra óptica resistentes à interferência russa. Muitos são de fabricação britânica, com pequenas e médias empresas britânicas desempenhando um papel fundamental em seu design e produção.
“O Reino Unido está intensificando seu apoio à Ucrânia entregando centenas de milhares de drones adicionais este ano e completando um marco importante na entrega de munição de artilharia crítica”, disse o Secretário de Defesa. “Estamos aprendendo lições todos os dias no campo de batalha na Ucrânia, que empresas britânicas estão usando para desenvolver novos drones avançados para proteger os civis ucranianos e também fortalecer nossa própria segurança nacional”.
O Reino Unido também concluiu a entrega de 140.000 projéteis de artilharia desde janeiro, reforçando as capacidades da linha de frente da Ucrânia. Drones fornecidos pelo Reino Unido já são creditados por ajudar a estabilizar partes da frente e agora são responsáveis por mais baixas no campo de batalha do que a artilharia, de acordo com avaliações da Inteligência de Defesa.
Além dos equipamentos, o Reino Unido fornecerá £ 247 milhões adicionais para treinar tropas ucranianas por meio da Operação Interflex, que já treinou mais de 55.000 recrutas com a ajuda de 13 países parceiros. Outros £ 40 milhões serão destinados ao fundo fiduciário NSATU (NATO Security Assistance and Training for Ukraine) da OTAN para apoiar a Ucrânia com peças para veículos, combustível e outros itens essenciais.
Este reforço do apoio surge na sequência da publicação da Revisão Estratégica de Defesa (SDR – Strategic Defence Review), que destinou mais de £ 4 bilhões ao desenvolvimento de drones e sistemas autônomos para as Forças Armadas do Reino Unido, aprendendo com a experiência da Ucrânia. A iniciativa também reafirmou o compromisso do Reino Unido de aumentar os gastos com defesa para 2,5% do PIB até 2027.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS