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Entrega dos F-16 para a Ucrânia é interrompida em meio à decisão belga

21 de dezembro de 2024
Entrega dos F-16 para a Ucrânia é interrompida em meio à decisão belga. Foto: Belgian-Defense.
Entrega dos F-16 para a Ucrânia é interrompida em meio à decisão belga. Foto: Belgian-Defense.

Entrega dos F-16 para a Ucrânia é interrompida em meio à decisão belga. A Bélgica adiou seu plano de transferir caças F-16AM/BM para a Ucrânia, citando a falta de pilotos treinados e peças de reposição críticas. As duas primeiras aeronaves, inicialmente programadas para entrega no final de 2024, não serão transferidas este ano, confirmou a ministra da Defesa belga Ludivine Dedonder, em 19 de dezembro de 2024.

De acordo com Dedonder, o atraso está relacionado ao demorado processo de treinamento de pilotos ucranianos para operar os jatos de quarta geração, bem como aos obstáculos logísticos para garantir as peças de reposição necessárias para garantir a prontidão operacional.

O atraso da Bélgica ocorre em um momento crítico para a Ucrânia, que tem buscado caças de fabricação ocidental para combater a superioridade aérea russa e aprimorar suas próprias capacidades ofensivas. Apesar desse contratempo, as entregas agora devem começar em 2025, aguardando a resolução dos problemas identificados.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o primeiro-ministro belga Alexander De Croo e a ministra da Defesa belga Ludivine Dedonder ao lado de um F-16 enquanto se reúnem com instrutores na base aérea de Melsbroek, perto de Bruxelas, Bélgica, em 28 de maio de 2024. Foto: Piroschka Van De Wouw.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o primeiro-ministro belga Alexander De Croo e a ministra da Defesa belga Ludivine Dedonder ao lado de um F-16 enquanto se reúnem com instrutores na base aérea de Melsbroek, perto de Bruxelas, Bélgica, em 28 de maio de 2024. Foto: Piroschka Van De Wouw.

Esse desenvolvimento ressalta os desafios que as nações europeias enfrentam para equilibrar seu apoio à Ucrânia com seus próprios esforços de modernização de defesa, enquanto a Bélgica continua a eliminar gradualmente sua frota legada em favor de tecnologia de ponta.

A Bélgica não é a única nação a prometer seus caças F-16 para a Ucrânia. Holanda, Noruega e Dinamarca também se comprometeram a transferir suas aeronaves descontinuadas para reforçar as capacidades aéreas de Kiev. Essas contribuições são parte de um esforço mais amplo de nações alinhadas à OTAN para auxiliar a Ucrânia a modernizar sua força aérea e combater a vantagem aérea da Rússia.

Os primeiros F-16 fornecidos pelo ocidente foram entregues à Ucrânia no início de agosto de 2024, um passo simbólico e estratégico no conflito em andamento no país. No entanto, a implementação não foi isenta de dificuldades. Pouco depois de sua chegada, um dos jatos foi perdido em um incidente de fogo amigo envolvendo os próprios sistemas de defesa aérea da Ucrânia. A perda destacou as complexidades da integração de plataformas padrão da OTAN na infraestrutura de defesa da Ucrânia, na maioria da era soviética.

Um dos primeiros F-16AM da UAF. Foto: MoD UKR.
Um dos primeiros F-16AM da UAF. Foto: MoD UKR.

O incidente de fogo amigo reflete um desafio mais amplo para a Ucrânia: a transição de suas forças armadas para operar tecnologias ocidentais eficazmente. O F-16, embora seja um caça de quarta geração robusto e versátil, requer um extenso retreinamento de pilotos e coordenação com sistemas baseados em terra que não foram projetados para trabalhar junto com aeronaves da OTAN. A necessidade de atualizações técnicas e harmonização de sistemas adiciona outra camada de complexidade.

Para a Ucrânia, as apostas são altas. A superioridade aérea continua sendo um fator crítico em seus esforços para recuperar territórios ocupados e se defender contra ataques de mísseis e drones russos. A infusão de jatos ocidentais oferece um potencial divisor de águas, mas o sucesso dependerá da rapidez com que a Ucrânia pode superar os desafios operacionais e de integração que vêm com essa transição.

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