• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Royal Navy coloca em operação o helicóptero Merlin Crowsnest AEW

25 de março de 2021
Pela primeira vez, os Merlin Crowsnest AEW irão compor um Carrier Strike da Royal Navy, que ocorrerá no mês de maio (Foto: Lockheed Martin UK)
Pela primeira vez, os Merlin Crowsnest AEW irão compor um Carrier Strike da Royal Navy, que ocorrerá no mês de maio (Foto: Lockheed Martin UK)

O novo helicóptero de alerta antecipado Merlin Crowsnest AEW da Marinha Real Britânica, ou Royal Navy (RN), entrou em serviço no 820 Naval Air Squadron. O anúncio veio a tempo para a implantação operacional no Carrier Strike (CGS21), que ocorrerá no mês de maio. O HMS Queen Elizabeth deve ser desdobrado no Mediterrâneo, Oceano Índico e região Indo-Pacífico, em um desdobramento operacional com os aliados do Reino Unido.

Por conta das restrições do Coronavírus, os três Merlin Crowsnest que acompanharão o CGS21 experimentaram atrasos nas certificações operacionais iniciais, mas isso habilita a capacidade básica operacional com algumas limitações. O IOC (Capacidade Operacional Inicial) completo deverá ser recebido em setembro de 2021 e o FOC (Capacidade Operacional Final) em maio de 2023.

O Crowsnest são apelidados de "baggers", por conta da grande cúpula do radar Thales Searchwater 2000 (Foto: Lockheed Martin UK).
O Crowsnest são apelidados de “baggers”, por conta da grande cúpula do radar Thales Searchwater 2000 (Foto: Lockheed Martin UK).

Apelidados de “baggers”, por conta da grande cúpula escamoteável instalada ao lado da fuselagem, o novo Merlin Crowsnest é equipado com um radar de vigilância Thales Searchwater 2000, permitindo que o comandante do grupo de ataque do porta-aviões tenha uma visão muito além do horizonte, para analisar e reagir antecipadamente a quaisquer ameaças aéreas ou de superfície. Essa missão realizada pelo Crowsnest é conhecida como ASAC (Airbone Surveillance and Control).

Baseados na Royal Naval Air Station (RNAS) Culdrose, a nova geração de ‘baggers’ da Royal Navy, assume o papel deixado pelos veteranos Sea King ASaC.7 DRLO do 849 Naval Air Squadron, aposentados em 2018.

Em janeiro de 2017, o Ministério da Defesa britânico concedeu um contrato no valor de 269 milhões de libras à Lockheed Martin UK, envolvendo o fornecimento de dez kits Crowsnest para a aviação naval. Os equipamentos são compostos por sistemas de radares modulares removíveis Thales, que podem ser instalados em qualquer um dos 30 helicópteros navais Leonardo AW101 Merlin HM.2 da RN.

O primeiro voo de um Merlin HM.2 equipado com o kit Crowsnest aconteceu no final de março de 2019, no complexo industrial da Leonardo Helicopters (anteriormente AgustaWestland), em Yeovil, UK.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login