A Royal Air Force (RAF) informou nesta sexta-feira (31), que caças Eurofighter Typhoon do 6 Squadron, RAF Lossiemouth, interceptaram uma esquadrilha russa composta por uma aeronave de patrulha marítima Ilyushin Il-38 May e dois Sukhoi SU-27 Flanker B de escolta.
Nos últimos anos, esta foi a primeira vez que a RAF interceptou um IL-38 May, que inclusive, estava operando em conjunto com um submarino russo da Classe Oscar, fotografado na superfície pelos pilotos dos Typhoon, e que, navegava no rumo Oeste, cruzando o Mar Báltico.
O inusitado encontro ocorreu no Espaço Aéreo Controlado (FIR) da Lituânia. Como as aeronaves russas não preenchem planos de voo nos padrões internacionais, os caças da RAF acompanharam a esquadrilha para garantir a segurança dos demais tráfegos na região.
No início desta semana, os Typhoon da RAF já haviam interceptado uma outra esquadrilha de Sukhoi SU-27 Flanker, que cruzou o Espaço Aérea Internacional Controlado pela Lituânia.
Esta foi uma semana movimentada para a 135 Expeditionary Air Wing (135th EAW), unidade da RAF instalada na Lituânia, e responsável pelo Policiamento Aéreo do Báltico (BAP – Baltic Air Policing), conforme acordo do Reino Unido com a OTAN. A 135 EAW está realizando um treinamento de interoperabilidade de BAP padrão OTAN, para um destacamento de Typhoon da Luftwaffe, recentemente integrados à unidade no Báltico.
Atualmente a missão BAP da OTAN, está a cargo dos Typhoon da 135 Expeditionary Air Wing, operando a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, ao lado dos EF-18 da ALA 15 do Ejército del Aire, além de uma unidade de Mirage 2000-5 da Armeé del Air, sediada na Base Aérea de Ämari, na Estônia.
@FFO