Enchentes no RS: Uruguai envia helicóptero Bell 212 para auxiliar o Estado do RS. Devido às gravíssimas condições climáticas que prevalecem no Rio Grande do Sul, onde enchentes provocadas por chuvas contínuas desde o dia 29/04, que deixaram dezenas de mortos, desaparecidos e feridos, além dos graves danos à infraestrutura local, o Uruguai decidiu enviar uma unidade de sua Força Aérea em missão de solidariedade.
A aeronave, pertencente ao Esquadrão Aéreo n.º 5 (Helicópteros) da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), sediado habitualmente na Base Aérea n.º 1 (Carrasco) voará, a princípio, até a cidade de Bagé, a 59 quilômetros da fronteira uruguaio-brasileira de Aceguá e de lá estabelecerá em Santa Maria, onde deve chegar neste sábado 4/05 por volta das 12h.
Ela será dedicada, principalmente, a tarefas de Busca e Salvamento ou transferências médicas conforme as necessidades que surjam na área. O Bell 212 contará com uma tripulação especialmente treinada para este tipo de missões.
Não seria a primeira vez que aeronaves uruguaias de asas rotativas viajam ao exterior em missão regional diante das severas condições climáticas no Cone Sul. Em 1999, e logo após ser recebido pela FAU, um AS365 Delfim teve que realizar uma viagem humanitária semelhante, desta vez ao Paraguai, com urgência, permanecendo ali vários dias nessa ocasião.
A Força Aérea Uruguaia já havia realizado uma missão humanitária para o Rio Grande do Sul anteriormente, quando em 29 de janeiro de 2013, uma aeronave C-95 Bandeirante da FAU entregava em Santa Maria, logo após a tragédia da boate Kiss, uma série de amostras de pele enviadas pelo Banco Nacional de Órgãos e Tecidos, desde Montevidéu. O incêndio na boate Kiss foi uma tragédia que matou 242 pessoas e feriu 636 na madrugada de 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria/RS.
Texto: Javier Bonilla (Correspondente Uruguai).
@CAS