• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Enchentes no RS: incidente com Airbus C-30 da FAB em Canoas

16 de maio de 2024
Enchentes no RS: incidente com Airbus C-30 da FAB em Canoas (Foto: Redes Sociais).
Enchentes no RS: incidente com Airbus C-30 da FAB em Canoas (Foto: Redes Sociais).

Enchentes no RS: incidente com Airbus C-30 da FAB em Canoas. Na noite de 13/05 um Airbus C-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu um incidente em solo, ao taxiar na Base aérea de Canoas (RS). A aeronave do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – “Esquadrão Corsário”, estava em missão de transporte de ajuda humanitária aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

No início do táxi para decolar de Canoas, o trem de pouso dianteiro do Airbus FAB 2902 (“Corsário 02”) saiu da érea de concreto, tocando a borda de asfalto na área de giro localizada na taxiway “A” (Alpha), que cedeu. Com isso, o trem de pouso afundou na área gramada, forçando o cancelamento da missão. A aeronave estava vazia (sem carga).

Por questões operacionais, as dimensões do C-30 não permitem que ele acesse o pátio de manobras da Base Aérea de Canoas. Desta forma, o estacionamento do Airbus ocorre sempre na taxiway “A”, parando “de costas” para a cabeceira da pista 13. Para sair, é necessário que o C-30 faça um giro de 180 graus na taxiway Alpha, momento que ocorreu o incidente.

Localização da taxiway A (Fonte: RFA).
Localização da taxiway A (Fonte: RFA).

Foi necessário o envio de uma equipe técnica de Campinas para a remoção e avaliação dos danos no trem dianteiro do “Corsário 02”. A aeronave deixou Canoas apenas na manhã do dia 15/05 em um voo de translado com restrições de altitude e velocidade. O 2902 seguiu diretamente para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas–SP, onde passará por revisão no hangar da empresa Azul, responsável pela manutenção dos Airbus 330 da FAB.

C-30 estacionado na taxiway Alpha em Canoas (Foto: Redes Sociais).

Felizmente, o outro C-30 do Esquadrão Corsário (FAB 2901), deixou o hangar da Azul no dia 14/05, após passar por uma revisão programada. Desta forma, as operações de ajuda humanitária para o RS realizadas pelos Airbus da FAB não foram afetadas.

O translado do Corsário 02 para Campinas ocorreu entre os níveis 210 e 230 (21.000 e 23.000 pés) e velocidade reduzida (Fonte: FR24).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@ffo

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login