• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Enchente no RS: SeaHawks da Marinha levam ajuda humanitária para ilha isolada no sul do estado

17 de maio de 2024
Enchente no RS: SeaHawks da Marinha levam ajuda humanitária para ilha isolada no sul do estado (Fotos: Marinha do Brasil).
Enchente no RS: SeaHawks da Marinha levam ajuda humanitária para ilha isolada no sul do estado (Fotos: Marinha do Brasil).

Enchente no RS: SeaHawks da Marinha levam ajuda humanitária para ilha isolada no sul do estado. Dois helicópteros SH-16 Seahawk do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) Marinha do Brasil (MB), partiram no dia 15/05 do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A140), atracado na cidade do rio Grande (RS), levando ajuda humanitária para a comunidade da Ilha dos Marinheiros (RS), isolada pelas grandes enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

Os dois SeaHawk – matrículas N-3035 e N-3037 – transportaram cerca de 1.320 kg de donativos, entre água, alimentos e produtos de higiene que irão beneficiar 800 moradores da Ilha dos Marinheiros que se encontram isolados por conta das fortes chuvas. Distrito do município do Rio Grande, a ilha faz parte da Lagoa dos Patos e tem grande importância agrícola na região, com a produção de legumes, frutas e produção de vinhos.

O NAM “Atlântico” e a Fragata “Defensora” estão atracados no porto do Rio Grande desde o último sábado (11). Juntos, os navios levaram ao estado 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 24 embarcações de pequeno e médio porte, três helicópteros, além de duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora. Além dos militares, meios e donativos, o NAM “Atlântico” transportou 2,9 toneladas de medicamentos para o Hospital de Campanha da Marinha na cidade de Guaíba (RS).

Localização da Ilha dos Marinheiros, distrito do município do Rio Grande
Localização da Ilha dos Marinheiros, distrito do município do Rio Grande

Atuantes na calamidade desde o dia 30 de abril, militares da Marinha continuam a reforçar as ações junto às cidades gaúchas atingidas pelas chuvas. Cerca de 2.000 pessoas já foram resgatadas pelos militares da MB e a Força Naval mobilizou 11 aeronaves, 9 navios, 50 embarcações e 70 viaturas para prestar auxílio. Além disso, desde o dia 9 de maio, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) vem empreendendo ações de assistência à saúde no Hospital de Campanha (HCamp), em Guaíba, o que contribui para aliviar o fluxo nos hospitais da região.

Desembarque de ajuda humanitária do A140 no porto do Rio Grande (Foto: MB).
Desembarque de ajuda humanitária do A140 no porto do Rio Grande (Foto: MB).

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login