Enchente no RS: SC-105 Amazonas da FAB busca por pessoas ilhadas A Força Aérea Brasileira (FAB) destacou um SC-105 Amazonas para a Base Aérea de Florianópolis (SC), de onde está partindo para buscas na área de enchentes no Rio Grande do Sul. A aeronave pertence ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande (MS).
O SC-105, matrícula FAB 6550 – indicativo de chamada “SAR 6550” – está realizando voos de aproximadamente cinco horas sobre a região do Vale do Taquari e áreas costeiras da Lagoa dos Patos, em busca de pessoas em situação de risco e que necessitam de resgate.
A Força Aérea orienta às pessoas com necessidade de resgate que, em caso de avistamento, sinalizem com placas, roupas e movimentos de acenos de modo a facilitar o trabalho das tripulações.
Especializado em missões de Busca e Salvamento, o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) está apto para atender a qualquer situação de emergência, seja na terra ou no mar. O emprego do SC-105 amplia a capacidade da FAB na identificação de possíveis pontos de busca e áreas de interesse para resgates por parte dos helicópteros engajados na Operação.
SC-105 Amazonas
Os três SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano (FAB 6550 à FAB 6552) estão equipados com sistema eletro-óptico infravermelho, avançada câmera FLIR (Forward Looking Infra-Red), com zoom de 18x, radar com abertura sintética, imageamento por infravermelho e integração de sistema. Tem também a capacidade de monitorar, em 360 graus e simultaneamente, até 640 alvos em um raio de 200 milhas náuticas (370 km), podendo detectar alvos pequenos e acompanhá-los em movimento na superfície com até 75 nós (139 km/h). Para missões de busca e salvamento, os militares contam ainda com o auxílio de óculos de visão noturna (NVG).
Fonte: FAB
@FFO