Enchente no RS: navio da US Navy transporta ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. O navio USNS “John Lenthall” da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) deixou o porto do Rio de Janeiro (RJ) na sexta-feira (24/05), transportando 15 toneladas de ajuda humanitária para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. A carga é composta por doações, arrecadadas pela Marinha do Brasil, e incluem água mineral, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, entre outros.
Parte da Força-Tarefa da US Navy que está no Brasil para a Operação “Southern Seas 2024”, o navio de reabastecimento USNS John Lenthall, da classe Henry J. Kaise, deverá alcançar a costa gaúcha nesta segunda-feira (27/05), onde se encontrará com o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” da Marinha do Brasil, que desde o dia 08/05 está na cidade do Rio Grande (RS), atuando em apoio à Operação Taquari II.
A carga será transferida em alto-mar do navio americano para o brasileiro por helicópteros de ambas forças, através de uma operação conhecida como VERTREP (Vertical Replenishment). A operação será coordenada pela Marinha do Brasil, e servirá para ampliar a capacidade logística no transporte de donativos, além de contribuir para o fortalecimento da interoperabilidade entre as Marinhas dos dois países. Após receber a carga, o NAM “Atlântico” retornará para o porto do Rio Grande.
Desde o dia 30 de abril, militares da Marinha atuam nas cidades gaúchas atingidas pelas chuvas. A Força Naval já empregou mais de 2.000 militares, 11 helicópteros, nove navios, 73 embarcações e 215 viaturas para prestar auxílio à população gaúcha, além do transporte de mais de 400 toneladas de donativos e 130 mil litros de água engarrafada.
Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil também foi enviado ao RS, onde está atuando no resgate de pessoas, transporte de material, desobstrução de vias, recuperação de estruturas, no apoio às forças locais de Segurança Pública e no fornecimento de água potável, com o uso de duas estações móveis de tratamento de água que somam a capacidade de 20 mil litros por hora.
Um Hospital de Campanha com 40 leitos foi montado na cidade de Guaíba e o NAM “Atlântico” tem empregado sua equipe de saúde no atendimento à população de municípios do sul do estado e da Lagoa dos Patos.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO