• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Enchente no RS: Marinha e FAB realizam missão de EVAM conjunta

3 de junho de 2024
Enchente no RS: Marinha e FAB realizam missão de EVAM conjunta (Fotos: FAB).
Enchente no RS: Marinha e FAB realizam missão de EVAM conjunta (Fotos: FAB).

Enchente no RS: Marinha e FAB realizam missão de EVAM conjunta. Uma equipe médica da Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou em um helicóptero UH-15A Super Cougar da Marinha do Brasil (MB) para realizar uma missão conjunta de Evacuação Aeromédica (EVAM) entre as cidades de Bagé e Pelotas, no Rio Grande do Sul. A ação ocorreu no dia 30/05 sob a coordenação do Comando Conjunto da Operação Taquari 2.

A vítima, um bebê de quatro meses apresentando um quadro de infecção do cordão umbilical, estava internado em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) em Bagé, e necessitou de uma cirurgia em uma unidade hospitalar de referência localizada em Pelotas.

“Esta operação permitiu salientar a relevância da interoperabilidade entre as Forças para o cumprimento seguro e eficiente de missões operacionais em saúde”, reforçou o Tenente Médico Gustavo Moura de Almeida, médico responsável pela EVAM.

Para o deslocamento de aproximadamente 175 km de distância entre Bagé e Pelotas, a Marinha empregou o helicóptero UH-15A, matrícula N-7201, operado pelo Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) “Esquadrão Pegasus”, sediado em São Pedro da aldeia (RJ). Esta aeronave é uma das tantas que a MB enviou ao Rio Grande do Sul em apoio às ações de ajuda humanitária às vítimas da grande enchente que assola o estado.

“A operação que conduzimos hoje demonstra claramente a importância da interoperabilidade para o sucesso das missões humanitárias. A integração entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira permitiu que cumpríssemos nossa missão de forma segura e eficiente, garantindo o transporte de um paciente crítico com a devida assistência médica. A tripulação do Marinha 7201, juntamente com a equipe médica da FAB, demonstrou um elevado nível de profissionalismo e coordenação. Tal sinergia não só ressalta a capacidade das nossas Forças Armadas em atuar em conjunto, mas também reforça nosso compromisso com a proteção e cuidado de nossos cidadãos em emergências”, destacou o Comandante da Aeronave, Capitão de Corveta Douglas Paiva Aguiar.

Todos unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras. Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login