Enchente no RS: LATAM Cargo envia 767 com 51 toneladas de ajuda humanitária para Canoas. Um Boeing 767-300 cargueiro da LATAM Cargo realizou na tarde de ontem (16/5) a maior operação de transporte aéreo com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul, em único voo. A aeronave pousou na Base Aérea de Canoas (RS) com 51 toneladas de doações de cestas básicas, água, colchões e cobertores, entre outros itens, arrecadados por empresas, cidadãos e instituições do terceiro setor para as vítimas das enchentes.
Operado pelo Boeing 767-346F(ER), matrícula PR-ACO, o voo especial e gratuito LATAM CARGO 9828 decolou da Base Aérea de Guarulhos (SP) às 15h17 diretamente para Canoas, onde pousou às 16h42. Foi uma operação conjunta entre o programa Avião Solidário da LATAM e o Ministério da Defesa, que reduziu em um dia o tempo de deslocamento da carga entre as duas cidades, em comparação com o transporte rodoviário.
Até o agora, o programa Avião Solidário da LATAM soma um total de 84 toneladas de ajuda humanitária e 28 voluntários (médicos, veterinários, enfermeiros e militares) enviados gratuitamente para o Rio Grande do Sul desde o dia 09 de maio, tanto em voos de passageiros para aeroportos da região Sul quanto em voos especiais inéditos da LATAM para a Base Aérea de Canoas.
A LATAM também está transportando gratuitamente para as Bases Aéreas de Guarulhos (SP) e Brasília (DF) demais doações coletas até o dia 20 de maio nos quartéis das Forças Armadas, unidades dos Bombeiros e agências dos Correios. A partir desses aeroportos o Ministério da Defesa gerencia os voos humanitários que levam essas doações para Canoas.
Adicionalmente, a LATAM também transporta gratuitamente as doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC e Governo do Estado de Santa Catarina.
Há 11 anos, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal (mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020). O programa coloca a conectividade da LATAM à serviço da sociedade brasileira em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes.
@FFO